Após polêmicas, presidente da CBF pedirá uso obrigatório do VAR em todos os jogos entre seleções | OneFootball

Após polêmicas, presidente da CBF pedirá uso obrigatório do VAR em todos os jogos entre seleções | OneFootball

Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·27 de março de 2024

Após polêmicas, presidente da CBF pedirá uso obrigatório do VAR em todos os jogos entre seleções

Imagem do artigo:Após polêmicas, presidente da CBF pedirá uso obrigatório do VAR em todos os jogos entre seleções

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, cobrou a utilização do VAR após o empate por 3 a 3 entre Brasil e Espanha nesta terça-feira, no Santiago Bernabéu. A partida amistosa não contou com a presença do árbitro de vídeo.

O jogo foi marcado por polêmicas de arbitragem. O português António Nobre deu dois pênaltis para a equipe local e deixou a delegação brasileira na bronca. Segundo Ednaldo, a decisão de não utilizar o auxílio do VAR foi tomada pela Federação Espanhola (RFEF), mas a Uefa poderia ter intervido e não o fez. O presidente cobrou a entidade e afirmou que pedirá para que todas as partidas entre seleções contem com a ferramenta.


Vídeos OneFootball


“Caberia a confederação daqui, no caso a Uefa, ter sido mais exigente. O VAR veio para ficar. A CBF coloca o VAR na Série A, nas Séries B, C e D, no feminino, nas divisões de base. É a confederação que mais utiliza o VAR no mundo. O futebol na Europa é tão avançado e deixou de usar em uma partida importante”, questionou o dirigente.

“A CBF vai colocar à Fifa para que daqui para frente seja obrigatório ter o VAR em qualquer jogo que seja de seleções nacionais em Data Fifa”, acrescentou.

Dorival e jogadores ficaram na bronca

O técnico Dorival Júnior e o grupo de atletas também ficaram na bronca com a arbitragem no amistoso. O treinador se mostrou contra a não utilização do VAR, enquanto Rodrygo afirmou que os pênaltis marcados a favor da Espanha foram “duvidosos”.

“Acho muito difícil (não ter VAR). O próprio árbitro está totalmente condicionado, na expectativa que o VAR ajude a definir. Percebi na marcação da primeira penalidade todas as dúvidas possíveis na cabeça dele. Demorou pelo menos uns dez segundos para, depois do apito, apontar para a marca da cal. É um fato isso. Todos estão acostumados, já faz pelo menos cinco anos que temos o apoio do VAR. Não há porque um jogo desse nível, com o futebol veloz como está não termos a possibilidade de contarmos com o apoio”, disse o comandante.

“Sobre a arbitragem, eu não gosto muito de falar disso, não gosto de entrar nessas polêmicas. Mas os pênaltis foram meio duvidosos, vimos que depois ele até tentou compensar para nós, porque foi feio. Não quero falar mais disso, eu vou falar do jogo. Nós ficamos felizes com o nosso empenho, por conseguir empatar depois de sair perdendo por 2 a 0”, completou o jogador do Real Madrid.

A Seleção Brasileira agora volta a campo no amistoso contra o México, marcado para 8 de junho. Em seguida, o time enfrenta o Estados Unidos, no dia 12 de junho, em jogo que antecede a estreia na Copa América, contra a Costa Rica.

Saiba mais sobre o veículo