Após quase uma década, Sunderland e Newcastle se reencontram na Premier League | OneFootball

Após quase uma década, Sunderland e Newcastle se reencontram na Premier League | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·14 de dezembro de 2025

Após quase uma década, Sunderland e Newcastle se reencontram na Premier League

Imagem do artigo:Após quase uma década, Sunderland e Newcastle se reencontram na Premier League

Nove anos depois, Sunderland e Newcastle voltam a se enfrentar em uma partida pela Premier League, neste domingo (14), às 11h (horário de Brasília), no Stadium of Light. A partida não será como qualquer outra, será a primeira edição do Tyne-Wear Derby na elite do futebol inglês depois de uma década.

Os Black Cats e os Magpies têm duas das maiores torcidas da região nordeste da Inglaterra, que fica perto da fronteira com a Escócia, e apenas 19 quilômetros separam as duas cidades. A proximidade faz com que as duas torcidas tenham uma rivalidade feroz.


Vídeos OneFootball


O primeiro confronto entre as duas equipes aconteceu no dia 24 de dezembro de 1898 e, desde então, os jogos entre os dois times se tornaram símbolos de intensidade, brigas e extrema competitividade. Em 127 anos de história, os times travaram um confronto equilibrado, com 54 vitórias do Newcastle, 52 do Sunderland e 49 empates em jogos oficiais.

Publicidade

Imagem do artigo:Após quase uma década, Sunderland e Newcastle se reencontram na Premier League

Briga no clássico entre Sunderland e Newcastle (Foto: Michael Regan/Getty Images)

O nome Tyne-Wear Derby vem por conta de um dos rios que cortam as duas cidades. Diferentemente de muitas rivalidades do futebol inglês, o clássico entre as duas equipes nunca envolveu conquistas, com os Black Cats não conquistando um título nacional desde 1973 e os Magpies recentemente conquistando a Copa da Liga Inglesa na última temporada. Por conta disso, o clássico sempre teve uma importância simbólica para ambas as torcidas.

Nove anos sem confrontos na Premier League

No entanto, as duas equipes ficaram quase uma década sem se enfrentarem pela Premier League e, com isso, o empate de 1 a 1, no St James Park, casa do Magpies, em março de 2016, foi o último confronto entre as duas equipes na elite do futebol inglês e, desde então, as duas equipes viveram anos parecidos.

Dois meses após o último confronto na elite do futebol inglês, o Newcastle foi rebaixado para a Championship, mas voltou no ano seguinte. Em 2017, um ano depois de seu rival cair, o Sunderland foi rebaixado na lanterna, fazendo uma das piores campanhas da história da Premier League.

Mesmo sendo uma equipe recém-promovida na Championship e, no papel, sendo uma das favoritas, os Black Cats acabaram sendo rebaixados para a terceira divisão inglesa em 2018 e passaram quatro anos na League One e voltaram para a segunda divisão em 2022. Em meio a isso, a equipe quase foi à falência, teve dificuldades financeiras e trocou de dono duas vezes neste período, mas conseguiu se reerguer.

Nos últimos dois anos, os Black Cats conseguiram se estabilizar na segundona inglesa e voltaram para a Premier League em 2025 após bater o Sheffield United no apagar das luzes por 2 a 1, na decisão dos playoffs.

Por outro lado, o Newcastle sobreviveu na Premier League com uma administração muito impopular com a torcida, mas flertou várias vezes com o rebaixamento para a Championship. No entanto, a equipe foi comprada pelo consórcio liderado pelo fundo de investimentos público da Arábia Saudita e, desde então, os Magpies têm brigado no topo da tabela da competição.

Reencontro

O sorteio da terceira fase da Copa da Inglaterra do ano passado fez com que as duas equipes voltassem a se enfrentar pela terceira fase da competição. Em campo, os Magpies venceram por 3 a 0, com gols de Ballard (contra) e Alexander Isak marcando duas vezes.

Imagem do artigo:Após quase uma década, Sunderland e Newcastle se reencontram na Premier League

Jogadores do Newcastle comemorando a vitória sobre o Sunderland na Copa da Inglaterra de 2024 (Foto: Michael Regan/Getty Images)

A derrota ajudou na demissão de Michael Beale, ex-auxiliar de Rogério Ceni, que é o técnico que teve a passagem mais rápida na história dos Black Cats. A partida também ficou marcada pela megaoperação policial da polícia da cidade de Sunderland para evitar confrontos entre as duas torcidas.

Na volta do Tyne-Wear Derby na Premier League será importante para a tabela da competição. O Sunderland ocupa a 9ª posição com 23 pontos, enquanto o Newcastle está logo atrás, em 12º, com 22 pontos. Com isso, apenas poucos pontos separam os rivais do Crystal Palace, equipe que abre o G-4 da competição.

Saiba mais sobre o veículo