Esporte News Mundo
·14 de dezembro de 2025
Após quase uma década, Sunderland e Newcastle se reencontram na Premier League

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·14 de dezembro de 2025

Nove anos depois, Sunderland e Newcastle voltam a se enfrentar em uma partida pela Premier League, neste domingo (14), às 11h (horário de Brasília), no Stadium of Light. A partida não será como qualquer outra, será a primeira edição do Tyne-Wear Derby na elite do futebol inglês depois de uma década.
Os Black Cats e os Magpies têm duas das maiores torcidas da região nordeste da Inglaterra, que fica perto da fronteira com a Escócia, e apenas 19 quilômetros separam as duas cidades. A proximidade faz com que as duas torcidas tenham uma rivalidade feroz.
O primeiro confronto entre as duas equipes aconteceu no dia 24 de dezembro de 1898 e, desde então, os jogos entre os dois times se tornaram símbolos de intensidade, brigas e extrema competitividade. Em 127 anos de história, os times travaram um confronto equilibrado, com 54 vitórias do Newcastle, 52 do Sunderland e 49 empates em jogos oficiais.
Publicidade

Briga no clássico entre Sunderland e Newcastle (Foto: Michael Regan/Getty Images)
O nome Tyne-Wear Derby vem por conta de um dos rios que cortam as duas cidades. Diferentemente de muitas rivalidades do futebol inglês, o clássico entre as duas equipes nunca envolveu conquistas, com os Black Cats não conquistando um título nacional desde 1973 e os Magpies recentemente conquistando a Copa da Liga Inglesa na última temporada. Por conta disso, o clássico sempre teve uma importância simbólica para ambas as torcidas.
No entanto, as duas equipes ficaram quase uma década sem se enfrentarem pela Premier League e, com isso, o empate de 1 a 1, no St James Park, casa do Magpies, em março de 2016, foi o último confronto entre as duas equipes na elite do futebol inglês e, desde então, as duas equipes viveram anos parecidos.
Dois meses após o último confronto na elite do futebol inglês, o Newcastle foi rebaixado para a Championship, mas voltou no ano seguinte. Em 2017, um ano depois de seu rival cair, o Sunderland foi rebaixado na lanterna, fazendo uma das piores campanhas da história da Premier League.
Mesmo sendo uma equipe recém-promovida na Championship e, no papel, sendo uma das favoritas, os Black Cats acabaram sendo rebaixados para a terceira divisão inglesa em 2018 e passaram quatro anos na League One e voltaram para a segunda divisão em 2022. Em meio a isso, a equipe quase foi à falência, teve dificuldades financeiras e trocou de dono duas vezes neste período, mas conseguiu se reerguer.
Nos últimos dois anos, os Black Cats conseguiram se estabilizar na segundona inglesa e voltaram para a Premier League em 2025 após bater o Sheffield United no apagar das luzes por 2 a 1, na decisão dos playoffs.
Por outro lado, o Newcastle sobreviveu na Premier League com uma administração muito impopular com a torcida, mas flertou várias vezes com o rebaixamento para a Championship. No entanto, a equipe foi comprada pelo consórcio liderado pelo fundo de investimentos público da Arábia Saudita e, desde então, os Magpies têm brigado no topo da tabela da competição.
O sorteio da terceira fase da Copa da Inglaterra do ano passado fez com que as duas equipes voltassem a se enfrentar pela terceira fase da competição. Em campo, os Magpies venceram por 3 a 0, com gols de Ballard (contra) e Alexander Isak marcando duas vezes.

Jogadores do Newcastle comemorando a vitória sobre o Sunderland na Copa da Inglaterra de 2024 (Foto: Michael Regan/Getty Images)
A derrota ajudou na demissão de Michael Beale, ex-auxiliar de Rogério Ceni, que é o técnico que teve a passagem mais rápida na história dos Black Cats. A partida também ficou marcada pela megaoperação policial da polícia da cidade de Sunderland para evitar confrontos entre as duas torcidas.
Na volta do Tyne-Wear Derby na Premier League será importante para a tabela da competição. O Sunderland ocupa a 9ª posição com 23 pontos, enquanto o Newcastle está logo atrás, em 12º, com 22 pontos. Com isso, apenas poucos pontos separam os rivais do Crystal Palace, equipe que abre o G-4 da competição.
Ao vivo









































