ecbahia.com
·22 de fevereiro de 2026
Após triunfo no Baiano, Ceni vira a chave para decisão na Libertadores: ‘muito motivados’

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·22 de fevereiro de 2026

O técnico Rogério Ceni aproveitou o encerramento da primeira fase do estadual para, a partir de agora, direcionar todas as atenções do Bahia para o confronto decisivo contra o O’Higgins, pela segunda fase preliminar da Libertadores.
Após o triunfo deste último sábado (21) em Pituaçu, o treinador elogiou a postura da equipe alternativa, mas fez questão de cobrar mais concentração, especialmente pelo fato de o time ter sofrido dois gols após abrir uma larga vantagem no placar.
Por outro lado, reforçou que a motivação do grupo está alta pensando no confronto de volta diante do O’Higgins, valendo vaga na terceira fase prévia da Libertadores.
Ceni fez questão de exaltar o bom desempenho do time na primeira etapa, marcando três gols e levando uma vantagem confortável para que mudanças fossem feitas na etapa final.
Durante os últimos 30 minutos da partida contra o Atlético de Alagoinhas, o Esquadrão atuou praticamente com uma formação sub-20 devido às trocas processadas por Ceni. O comandante destacou a importância de valorizar a base e o descanso dos atletas do elenco principal.
“Fizemos um bom primeiro tempo hoje. Hoje tivemos uma postura melhor, fizemos o quatro a zero no segundo tempo e fizemos as trocas, ficamos praticamente só com garotos em campo. É normal sofrer mais. Acho que o quinto gol nem estava impedido, tivemos bons momentos, mas temos que prestar mais atenção no jogo. Valorizar os que vieram e os garotos, praticamente um time quase sub-20 nos últimos 30 minutos do jogo”.
A atmosfera para o jogo de volta já começou a ser construída nas arquibancadas de Pituaçu, onde os torcedores presentes entoaram gritos de incentivo projetando o duelo de quarta (25). Ceni reconheceu a cobrança natural por resultados em um clube do tamanho do Bahia e afirmou que o grupo está se preparando para colocar o time na terceira fase da Libertadores.
“Time grande é assim. A torcida quer ver o time sempre vencedor, e nós também. Jogo duro, difícil, mas estamos nos preparando bem para fazer um grande jogo e colocar o Bahia na terceira fase da Libertadores. (…) Vamos tentar fazer nosso melhor, como a gente sempre faz, principalmente nos jogos em casa. Esse ano já fizemos bons jogos. Quarta-feira vamos estar muito motivados para ver o torcedor feliz com a classificação“.
Nos bastidores do CT Evaristo de Macedo, a preparação para reverter a vantagem chilena tem sido intensa. Rogério Ceni revelou que a comissão técnica utilizou os atletas do sub-17 para emular o comportamento tático do O’Higgins durante os treinamentos deste último sábado, buscando antecipar cenários que a equipe encontrará na Arena Fonte Nova.
“Mesmo que eu soubesse, não poderia falar (sobre mudanças). Estamos trabalhando algumas situações, hoje (sábado) de tarde treinamos com quem não veio para o jogo. Usamos o sub-17 para emular o comportamento deles. Vamos analisar alternativas para quarta-feira”.
O treinador mantém mistério sobre a escalação oficial, mas a tendência é de um time com poucas alterações no time titular. Gilberto, Caio Alexandre e Pulga disputam posição com Roman, Acevedo, Jean Lucas e Kike Olivera na escalação do Bahia.









































