Arbitragem é protagonista entre Barcelona e Atlético de Madrid | OneFootball

Arbitragem é protagonista entre Barcelona e Atlético de Madrid | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·13 de fevereiro de 2026

Arbitragem é protagonista entre Barcelona e Atlético de Madrid

Imagem do artigo:Arbitragem é protagonista entre Barcelona e Atlético de Madrid

O jogo entre Barcelona e Atlético de Madrid, válido pela ida da semifinal da Copa do Rei, gerou repercussão negativa por conta da arbitragem. A partida terminou em 4 a 0 para o Atlético, no Estádio Metropolitano.

A principal polêmica em torno do confronto foi o gol de Pau Cubarsí, aos seis minutos da segunda etapa, anulado por impedimento indicado pelo VAR. De acordo com o Comitê Técnico de Arbitragem (CTA), o sistema de impedimento semiautomático apresentou falha no lance. A equipe de VAR procedeu com o desenho manual das linhas de impedimento e a imagem não deixa claro se o impedimento existe. O processo de decisão da cabine demorou longos seis minutos.


Vídeos OneFootball


“Vi a imagem depois e dá para ver claramente que não houve impedimento. Na imagem mostrada na televisão sobre o impedimento, não dá para ver o contato com a bola, e depois você vê a imagem onde o Fermín (López) chuta e o zagueiro está um metro atrás do Robert (Lewandowski). Acho muito estranho”, disse Frenkie de Jong, capitão do Barcelona. “Ele (Martínez Munuera, árbitro da partida) não pode fazer muita coisa, porque também está esperando. Ele não tem a imagem nem o vídeo. Mas o VAR tem. A imagem que vi, se não for inteligência artificial, o que já nem se percebe mais. Se for essa a foto, é um escândalo porque é muito clara”, finalizou o atleta.

A polêmica continua

Aumentando a polêmica, o CTA tomou a decisão de não compartilhar o áudio do momento da anulação do gol. Além disso, também não foi divulgado se houve conversa na entrada firme de Giuliano Simeone em Alejandro Baldé. O Barcelona acredita que o lance poderia resultar em um cartão vermelho para o jogador do Atlético. O único áudio divulgado pelo comitê foi relacionado à expulsão de Eric Garcia em entrada em Álex Baena.

“Pablo, estou em frente ao monitor, por favor, me mostre. Me mostre em velocidade normal, por favor. É verdade, a bola não está indo muito longe. Pare para mim agora, por um segundo, mais um pouco. Deixe ir um pouco mais para frente. Ronald Araujo está muito longe. Vou trocar o cartão. Ronald Araujo está muito longe. Mais longe do que eu esperava”, áudio de Martínez Munuera, após trocar o cartão amarelo aplicado por um vermelho.

O Barcelona estuda apresentar uma queixa formal para a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) sobre a arbitragem, de acordo com o Mundo Deportivo. Lembrando que o sistema de impedimento semiautomático será implantado no Brasil.

Erro na súmula

Uma nova queixa surgiu após o apito final. Martínez Munuera relatou na súmula que o terceiro gol do Atlético de Madrid foi marcado por Giuliano Simeone. O marcador, na verdade, foi Ademola Lookman, que recebeu passe de Julián Álvarez após jogada de Simeone. Apesar de ser um erro claro, a situação pode ser corrigida e não tem relevância para o resultado.

Saiba mais sobre o veículo