Jogada10
·04 de fevereiro de 2026
Árbitro de São Paulo x Santos se desculpa após ofender atleta

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·04 de fevereiro de 2026

O árbitro João Vitor Gobi se pronunciou na última terça-feira (03/2) para reconhecer uma falha de conduta no clássico entre São Paulo e Santos, disputado no último sábado (01/2), no Morumbis, pelo Campeonato Paulista. Após reclamações de atletas das duas equipes, o juiz admitiu ter utilizado uma “expressão inadequada” durante a partida e pediu desculpas pelo ocorrido.
Durante o jogo, jogadores relataram que Gobi teria xingado o lateral-esquerdo Vinicius Lira, do Santos, situação que gerou forte insatisfação ainda no intervalo do confronto. Em nota enviada pela Federação Paulista de Futebol ao ”ge”, o árbitro assumiu o erro no tom da comunicação. Além disso, afirmou que a atitude não condiz com seus princípios.
“Apitar São Paulo e Santos é um privilégio e um desafio. No calor do jogo, com intuito de manter o controle disciplinar, usei um termo inapropriado. Por isso, peço desculpas. Não me dirigi a nenhum atleta de forma direta para ofender, mas reconheço que a expressão é inadequada em qualquer ambiente da sociedade. Essa falha na comunicação não condiz com os valores que defendo e sigo comprometido a contribuir para um futebol mais respeitoso”, afirmou.
Aliás, as críticas vieram de ambos os lados. Pelo São Paulo, o zagueiro Sabino foi contundente ao falar sobre a postura da arbitragem brasileira e citou outros episódios envolvendo o mesmo árbitro.
“É inacreditável como os árbitros brasileiros forçam para ter polêmica. Não sou de falar de arbitragem. Eles pedem respeito, mas não respeitam. Já tinha tido acontecimento contra o Corinthians, que ele desrespeitou o Alan. E agora ele xingou o lateral do Santos, mandou tomar naquele lugar. Concordo que muitas vezes os jogadores são chatos. Mas se ele quer acabar com isso, que ele respeite. A forma como ele conduziu esse episódio é uma falta de respeito com nós jogadores”, disse Sabino, em entrevista à HBO Max.

No Santos, o volante Zé Rafael reforçou as reclamações. Além disso, afirmou que o episódio não foi isolado, cobrando providências das entidades responsáveis pela arbitragem.
“Queria relatar um ocorrido durante o jogo. O árbitro, na segunda partida consecutiva nossa que ele apita, ele falta com respeito com nossos atletas. Xingou nosso lateral, o Lira, mandou ele para aquele lugar. Depois quer exigir respeito. Tem que ser tomada uma atitude. Quando a gente xinga o árbitro, a gente é punido. Quero ver o que vai acontecer com ele, não é a primeira vez. Alguém tem que tomar uma posição e analisar a atitude dele em campo” afirmou.








































