Esporte News Mundo
·28 de outubro de 2025
Árbitro saca revólver em confusão após clássico no Rio Grande do Sul

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·28 de outubro de 2025

— Continua depois da publicidade —
O clássico entre Riograndense e São Paulo de Rio Grande, válido pelo Gauchão Série B — a terceira divisão do futebol gaúcho — terminou marcado por cenas de violência e um episódio inusitado envolvendo um árbitro armado.
De acordo com o relato oficial, o quarto árbitro da partida, Rodrigo Garcia, que também atua como policial militar, sacou uma arma de fogo no estacionamento do Estádio Torquato Pontes, em Rio Grande, após o apito final. O jogo terminou com vitória do São Paulo de Rio Grande por 1 a 0.
O árbitro principal, Rodrigo Brand da Silva, descreveu o ocorrido em sua súmula. Embora o confronto dentro de campo tenha transcorrido sem incidentes graves, a confusão começou logo depois do encerramento da partida.
Segundo o documento, o assistente Leirson Peng Martins foi agredido com chutes e socos quando a equipe de arbitragem deixava o estádio. Diante da situação, Garcia teria intervido, deu voz de prisão aos agressores e, durante a ação, acabou sacando sua pistola. Os suspeitos fugiram em seguida. Um boletim de ocorrência foi registrado relatando o caso.
“Diante disso, a Brigada Militar retornou para realizar o procedimento de Registro de Ocorrência. Posteriormente, o árbitro assistente, Leirson Peng Martins, foi encaminhado ao hospital para realizar exame de corpo de delito, haja vista as lesões decorrentes da agressão“, diz a súmula.
Gravações que circulam nas redes sociais registram momentos de violência e o instante em que o quarto árbitro retira uma arma. Em uma das filmagens, também é possível ver Garcia desferindo chutes e perseguindo uma pessoa na área de estacionamento do estádio.
Em comunicado, a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul informou que o episódio está sendo investigado pela Polícia Civil de Rio Grande.









































