oGol.com.br
·09 de outubro de 2025
Arnautovic leva a Áustria para a maior goleada da sua história e se torna artilheiro máximo da seleção

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·09 de outubro de 2025
Sem disputar uma Copa do Mundo desde 1998, a Áustria deu mais um passo em direção ao Mundial com uma goleada histórica. Pela quinta rodada do Grupo H das Eliminatórias da Europa, a seleção austríaca não teve piedade do modesto San Marino e atropelou por 10 a 0.
O resultado elástico significou na maior goleada da história da seleção austríaca em todas as competições. Antes de derrotar San Marino com dez gols, o maior placar feito pela Áustria havia sido um 9 a 0, contra Malta nas Eliminatórias para a Copa de 1978.
Ainda pelas classificatórias europeias para o Mundial, a seleção austríaca também passeou diante de Portugal por 9 a 1, em 1953.
A Áustria também coleciona goleadas históricas no passado em jogos oficiais por outras competições. Em 1931, o lendário time comandado por Hugo Meisl, que apresentava um estilo de jogo artístico e fugia dos padrões da época, envolveu a Suíça com uma vitória por 8 a 1. A seleção voltou a repetir a vantagem duas décadas depois ao vencer a Bélgica em amistoso na casa adversária.
Além da história da seleção austríaca, a goleada desta quinta-feira também entrou para a galeria das maiores vitórias das Eliminatórias da Europa. O resultado ficou na quinta colocação entre os placares mais elásticos na história da competição.
A maior goleada continua sendo imposta pela Alemanha Ocidental, por 12 a 0, diante do Chipre, em 1969. O resultado austríaco está igualado, em diferença de gols, com outras três goleadas, mas fica atrás pelo número de tentos: Noruega 11 a 1 Moldávia, em 2025, Hungria 11 a 1 Grécia, em 1938, e Liechtenstein 11 a 1 Macedônia do Norte, em 1996.
O passeio em Viena também se tornou uma noite especial para Marko Arnautovic. Autor de quatro gols na vitória, o atacante superou Toni Polster, artilheiro da seleção na década de 1980 e 1990, e se consolidou como o maior goleador histórico da Áustria.
Arnautovic chegou aos 45 gols, em 128 jogos, e desbancou o compatriota que detém a marca de 44 bolas na rede em 95 partidas. Hans Krankl completa o top-3 da artilharia da seleção, com 34 gols em 69 jogos.
A marca histórica impulsiona Arnautovic em busca da sua primeira Copa do Mundo com a Áustria. O atacante de 36 anos tem a oportunidade única na carreira com uma campanha de 100% de aproveitamento em cinco rodadas, liderando a chave com uma partida a menos.