MundoBola Flamengo
·20 de novembro de 2025
'Arrascadepêndencia'? Números do Flamengo sem Arrascaeta expõem queda

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·20 de novembro de 2025

O Flamengo está muito perto de confirmar a melhor temporada desde 2019, mas um ponto sensível voltou a aparecer após a derrota para o Fluminense: a dependência de Arrascaeta. Os números do time em 2025 mostram que o rendimento despenca quando o Camisa 10 não está em campo.
No recorte geral da temporada, o Flamengo soma 44 vitórias, 15 empates e 11 derrotas em 70 jogos, atingindo 70% de aproveitamento. Mas o recorte com e sem Arrascaeta amplia a distância entre o time que briga por títulos e o que encontra mais dificuldades na criação. A diferença é expressiva: 74,8% com Arrascaeta em campo, mas o aproveitamento cai para apenas 48,7% sem ele.
Foram 57 partidas com o Camisa 10: 39 vitórias, 11 empates e apenas 7 derrotas. Nos 13 jogos em que ele não atuou, no entanto, foram só 5 vitórias, 4 empates e 4 derrotas.
Parte desse número é influenciada pelo início do ano. Quatro das 13 partidas sem Arrascaeta aconteceram nas rodadas iniciais do Carioca, quando o Flamengo utilizou um time alternativo. Ainda assim, mesmo depois do estadual, a queda de rendimento sem o meia continuou presente em jogos decisivos.
Empates e agora derrota para o Fluminense, revés para o Atlético-MG no Maracanã, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil, são exemplos.
Os números individuais de Arrascaeta em 2025 ajudam a explicar o impacto. O Camisa 10 soma 22 gols e 16 assistências. É a melhor marca de gols da carreira em uma única temporada, e o recorde de passes para gols também está próximo (19).
Também houve casos em que a ausência do uruguaio não comprometeu o resultado. A vitória sobre o Internacional nas oitavas de final da Libertadores mostra que o Fla encontrou soluções em alguns momentos. Também na Libertadores, apesar de desempenho questionável, o triunfo sobre o Deportivo Táchira também foi sem Arrascaeta.
Mas essas partidas são exceções em uma temporada em que a presença de Arrascaeta tem sido determinante para o encaixe ofensivo da equipe. Não à toa o ídolo é a grande esperança para a reta final do Brasileirão e principalmente para a final da Libertadores contra o Palmeiras, no dia 29 de novembro.
Fora da relação por ter atuado pela Seleção Uruguaia, Arrascaeta naturalmente retorna na partida contra o Red Bull Bragantino. O Flamengo volta a campo no sábado (22), no Maracanã, pela 35ª rodada do Brasileirão.
A derrota para o Fluminense não tirou a equipe da liderança, com 71 pontos, mas fez o Palmeiras reduzir a diferença para dois pontos. Ainda assim, o Fla segue dependendo apenas de si para ser campeão do Brasileirão a quatro rodadas do fim.









































