oGol.com.br
·05 de setembro de 2025
Arrascaeta brilha, Uruguai derrota a seleção peruana e carimba o passaporte para a Copa

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·05 de setembro de 2025
No grande palco do futebol celeste, o Uruguai confirmou matematicamente a sua classificação para a Copa do Mundo de 2026. Em uma noite inspirada de Arrascaeta, a Celeste passou com naturalidade pela seleção peruana e venceu por 3 a 0.
A vitória colocou o Uruguai na terceira colocação, com 27 pontos, e sem chances de ser alcançado na rodada final. O Peru, eliminado, terminou com as suas remotas chances de ir ao Mundial e permaneceu em penúltimo, com 12.
Na despedida do Centenário nas Eliminatórias, o Uruguai apresentou uma postura agressiva contra a seleção peruana e ditou o ritmo nos primeiros 45 minutos. Titular, Giorgian De Arrascaeta comandou o meio-campo celeste e distribuiu as principais jogadas.
Aos nove minutos, o camisa 10 aproveitou sobra na entrada da área e mandou procurando o ângulo, mas tirou tinta da trave de Gallese. O Peru ameaçou reagir com a mesma verticalidade, mas o Uruguai tratou de fazer justiça ao placar.
Em jogada "rubro-negra", Arrasca serviu Guillermo Varela, que levou na linha de fundo e cruzou na medida para Rodrigo Aguirre testar nas redes.
Após a abertura do placar, a seleção peruana foi ao ataque e, consequentemente, ofereceu mais espaço aos uruguaios. Sem conseguir se aproximar da meta celeste, os visitantes apostaram nos arremates de fora da área e assustaram com Quevedo e Yotún.
O Uruguai devolveu com ainda veneno e sempre orquestrado por Arrascaeta. O camisa 10 buscou anotar o seu antes do intervalo, calibrou a pontaria e amadureceu o segundo gol uruguaio para a etapa final.
Na volta do intervalo, os dois times mantiveram a postura ofensiva e promoveram um início de segundo tempo animado com oportunidades de finalização dos dois lados.
Próximo de completar a sua temporada mais artilheira na carreira, Arrascaeta levou a sua fase inspirada para seleção uruguaia. Depois de oito tentativas de finalização, o camisa 10 aproveitou bola viva dentro da área e encheu o pé para assinar o segundo gol celeste.
O placar ampliado esfriou definitivamente as esperanças do Peru e devolveu o controle absoluto ao Uruguai. Aos 34, Ugarte disparou no meio-campo e abriu para Brian Rodríguez. O atacante rolou para o meio e Federico Viñas completou a vitória celeste.