Fut das Minas
·24 de maio de 2025
Arsenal desbanca Barcelona e é campeão da Champions League Feminina

In partnership with
Yahoo sportsFut das Minas
·24 de maio de 2025
O Arsenal é o novo campeão da Champions League Feminina. No Estádio José Alvalade, em Lisboa, as Gunners desbancaram as atuais campeãs e venceram o Barcelona por 1 a 0, com gol de Blackstenius.
Este é o segundo título do clube inglês, conquistado também na temporada 2006/2007. Nesta edição eliminou Real Madrid e Lyon nas quartas e semifinais, vencendo ainda o Bayern de Munique e Juventus no caminho.
O primeiro tempo foi disputado e equilibrado, com os dois times propondo jogo. O Barcelona começou com mais posse e volume e Aitana Bonmati teve a primeira chance. Recebeu na área, limpou a marcação e bateu prensada. Depois foi a vez do Arsenal responder em jogada de Chloe Kelly, que tentou o voleio, mas não pegou em cheio e chutou por cima do gol.
Apesar de um dominio inicial catalão, foi o Arsenal quem quase abriu o placar pirmeiro. Em jogada de ultrapassagem pela direita, Kelly cruzou rasteiro para a área. Irene Paredes tentou cortar e acertou a própria meta. Rapidamente o VAR checou o lance e anulou o gol por impedimento da inglesa.
O gol ligou o alerta nas Gunners, que melhoraram depois do lance. Maanum foi a primeira a tentar e parou em grande defesa de Cata Coll, que colocou para escanteio. Após a cobrança, a defesa cortou e a bola sobrou para Little, na entrada da área, bater por cima do gol. Sob pressão, o Barcelona só voltou a atacar aos 30 minutos, em finalização de Bonmati para defesa segura de Van Domselaar.
A partir de então, o Barça voltou a controlar da partida, pressionando a meta inglesa, mas parando na marcação. Assim foi até o fim da primeira etapa, que terminou sem gols.
Blackstenius comemora seu gol com Alessia Russo na final da Champions League Feminina (Foto: reprodução)
O Barça voltou para o segundo tempo mais atento, conseguindo trabalhar bem a bola e se movimentando mais. Acertou a trave logo nos primeiros minutos e seguiu pressionando, exigindo defesas difíceis da goleira do Arsenal.
Depois de quase 20 minutos de pressão catalã, o Arsenal voltou a atacar em contra ataque armado com Alessia Russo, que chamou a responsabilidade em jogada individual, mas parou em Cata Coll.
A entrada de Blackstenius e Beth Mead, aos 23 minutos, mudou o time do Arsenal e não demorou muito para que fizessem a diferença: aos 29, a camisa 9 encontrou grande passe pra companheira na área, que dominou e colocou o time inglês na vantagem.
Atrás no placar, o Barcelona se lançou ao ataque ate o final do jogo. Embora tivesse mais volume de jogo, não conseguiu concluir as jogadas e encontraram do outro lado uma defesa organizada e concentrada. O Barça tentou de diversas formas encontrar os espaços, cobertos pela marcação adversária, que saiu sem ser vazada da final contra as bicampeãs espanholas.
Blackstenius comemora seu gol pelo Arsenal na final da Champions League Feminina (Foto: reprodução)