oGol.com.br
·11 de dezembro de 2025
Arsenal supera a campanha do vice em 2005/06 e constrói a sua melhor arrancada na Champions

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·11 de dezembro de 2025

Em busca do título inédito da Liga dos Campeões, o Arsenal superou a sua melhor arrancada na competição e alcançou um feito inédito nas suas participações. Na vitória elástica contra o Club Brugge, os Gunners mantiveram o 100% de aproveitamento e emplacaram a sexta vitória consecutiva.
Esta foi a primeira vez em sua história de 24 participações na Champions que o clube inglês venceu os seus seis jogos iniciais. Antes do Brugge, o time comandado por Mikel Arteta venceu Olympiacos, Atlético de Madrid e Bayern, em Londres, e Athletic Bilbao e Slavia Praga, fora de casa.
Antes da marca atingida nesta temporada, o melhor início do Arsenal havia sido construído justamente na sua melhor campanha na competição. Na temporada 2005/06, os Gunners embalaram cinco vitórias seguidas na trajetória que levou o clube até o vice-campeonato diante do Barcelona.
Naquela campanha, o time comandado por Arsène Wenger venceu o Sparta Praga e o FC Thun, duas vezes na fase de grupos, além do Ajax, em Amsterdã. O fim da sequência de vitórias veio na última rodada da primeira fase no empate com os holandeses no Emirates Stadium.
Desta vez, a campanha com 100% de aproveitamento coloca o Arsenal na liderança isolada na fase de liga da Champions. Único invicto após seis rodadas, o clube inglês tem também a melhor defesa com somente um gol sofrido e está virtualmente classificado para as oitavas de finais com partidas de antecedência.
A trajetória animadora para os Gunners nesta Liga dos Campeões é reflexo da temporada eficiente também nas outras competições. O time londrino passou pelo último mês com dez vitórias consecutivas, somando os resultados da Premier League e da Copa da Liga.
Classificado na Liga dos Campeões, na liderança da Liga Inglesa e vivo nas copas nacionais, o Arsenal se aproxima da virada do ano com mais uma temporada esperançosa com Mikel Arteta.
Além de marcar a história dos Gunners na Liga dos Campeões, a noite da última quarta-feira também registrou mais um feito importante para reforçar a identidade imposta por Arteta em revelar prodígios.
Na reta final da partida contra o Brugge, o treinador espanhol promoveu a estreia profissional de Marli Salmon, que se tornou o sexto jogador mais jovem a disputar uma partida de Liga dos Campeões.
O zagueiro inglês de 16 anos, 3 meses e 11 dias ocupou o posto do croata Alen Halilovic, que entrou em campo pela primeira vez na Champions pelo Dinamo Zagreb em 2012 com 16 anos e 4 meses.
Esta é a segunda vez que uma joia do Arsenal é promovida por Arteta e entra para a lista dos mais jovens da Champions. Antes de Salmon, Max Dowman quebrou o recorde Moukoko, no Dortmund, e se tornou o jogador mais jovem a disputar uma partida da competição com 15 anos, 10 meses e 4 dias.
1° Max Dowman (15 anos e 10 meses) 2° Youssoufa Moukoko (16 anos e 18 dias) 3° Lamine Yamal (16 anos, 2 meses e 6 dias) 4° Celestine Babayaro (16 anos, 2 meses e 26 dias) 5° Rayan Cherki (16 anos e 3 meses) 6° Marli Salmon (16 anos, 3 meses e 11 dias) 7° Alen Halilovic (16 anos e 4 meses)









































