
Gazeta Esportiva.com
·03 de agosto de 2025
Arthur Elias conquista primeiro título à frente da Seleção Brasileira feminina

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·03 de agosto de 2025
Arthur Elias está próximo de completar dois anos no comando da Seleção feminina e, neste sábado, já conquistou seu primeiro título à frente da equipe. O treinador foi peça chave para a conquista da Copa América de 2025 pelo Brasil em Quito, no Equador.
A Copa América, portanto, é o primeiro título de expressão da ‘Era Arthur Elias’ na Seleção feminina. Anteriormente, o Brasil já havia demonstrado potencial ao alcançar a final dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, mas ficou com a medalha de prata ao perder para os Estados Unidos.
A Copa América é o 17º título da carreira de Arthur Elias, que conquistou todas as taças possíveis durante o período que comandou o Corinthians. Em seu extenso currículo, constam cinco Brasileiros, quatro Libertadores e três Paulistas, por exemplo.
Após erguer a Copa América, Arthur Elias tem pela frente um objetivo ainda maior: a conquista da Copa do Mundo feminina. A próxima edição acontecerá em 2027, no Brasil. Esse é um título que a Seleção feminina ainda não possui, mas que certamente está na galeria de metas do técnico.
Arthur Elias chegou à Seleção Brasileira em setembro de 2023 e está prestes a completar dois anos à frente do time. Ao todo, o treinador soma 31 partidas, com 19 vitórias, cinco empates e sete derrotas.
O comandante percebeu que a estratégia adotada para a decisão da Copa América não vinha dando certo e promoveu alterações já no final da primeira etapa. Isa Haas e Amanda Gutierres foram acionadas e entraram nas vagas de Fê Palermo e Dudinha, respectivamente.
As mudanças de Arthur Elias fizeram a diferença e deixaram a equipe mais dinâmica no ataque. Já na reta final do duelo, o treinador ainda colocou Marta. A decisão se mostrou extremamente acertada, uma vez que a camisa 10 recolocou o Brasil no final do segundo tempo e anotou o quarto gol brasileiro na prorrogação.
O Brasil sagrou-se campeã da Copa América pela nona vez ao vencer a Colômbia nos pênaltis, por 5 a 4, após empate em 4 a 4 nos 120 minutos da final, disputada no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito (Equador). Linda Caicedo, Tarciane (contra), Mayra Ramírez e Leicy Santos marcaram para as colombianas, enquanto Angelina, Amanda Gutierres e Marta (2x) anotaram para as brasileiras ainda com a bola rolando.