CBF
·29 de junho de 2026
Artilheira das seleções femininas em 2026, Clarinha fala sobre dedicação à Amarelinha e parceria

In partnership with
Yahoo sportsCBF
·29 de junho de 2026

Em oito meses, Ana Clara Oliveira, mais conhecida como Clarinha, foi de estreante da Seleção Sub-20 à artilheira entre todas as jogadoras que vestiram a Amarelinha em 2026. O gol logo na estreia pela categoria, dia 23 de outubro num amistoso contra o México em Goiânia, era um sinal do que estava por vir na ascendente trajetória da meio-campista defendendo a Seleção.
De janeiro para cá, ela balançou a rede cinco vezes: nas goleadas contra a Bolívia e a Argentina pelo Sul-americano, na partida contra a Venezuela que garantiu o título continental e no amistoso em Portugal com as donas da casa.
No último, em que marcou dois gols, a atleta teve a seu favor a experiência com as adversárias. Brasileira com dupla nacionalidade portuguesa, Clarinha atua desde 2020 no Benfica, tendo passado por toda a base até alcançar a equipe principal nesta temporada 2025/2026.
Com os cinco gols, a meia assumiu a liderança feminina da artilharia verde-amarela, seguida por Tainá Maranhão, da Principal; pelas companheiras de Sub-20 Brendha, Nogueira e Vitorinha; e por Nicolly, Marcela e Mari Gigante, da Sub-17, cada uma com quatro gols.
O bom desempenho na Amarelinha teria como caminho natural a Seleção Principal, o que aconteceu no início deste mês. Entre as 30 atletas convocadas pelo técnico Arthur Elias para um período de treinamento em Itu, estava o da jogadora do Benfica.
“Eu estava vendo a convocação da 20, aí do nada saiu a notícia de que ia ter a de treinamento e fiquei assistindo. Falou meu nome e fiquei muito emocionada, liguei pra minha família e estava todo mundo chorando. Então vou continuar treinando, não só aqui, mas no clube, pq é no clube que a gente trabalha pra chegar onde quer, que é se firmar na Seleção Principal”, garante a meio-campista.

Juntas, Evelin e Clarinha treinam com a Seleção Principal, em Itu, após conquista do Sul-americano Créditos: Luciana Vermell/CBF
Em Itu, ela esteve com uma parceira da Sub-20, a atacante Evelin. A primeira vez juntas foi em novembro do ano passado, em dois amistosos na Argentina. “Acho que temos uma boa ligação de meia com atacante, sempre passava a bola pra Evelin e só deixava ela no 1x1 garantir”, observa Clarinha.
A dupla lembra que a convocação seguinte, na Granja Comary, foi um período de treinos bastante intenso para o Sul-americano, com amistosos com times brasileiros, para maior entrosamento e evolução da equipe. Valeu a pena, pois, em fevereiro, elas conquistaram o título no Paraguai.
“Foi muito importante a conquista desse título, trabalhamos muito pra isso. O três gols que fiz contra a Bolívia foram bem marcantes”, destaca Evelin. Mais experiente na Seleção Principal, a jogadora do Santos completou três convocações com o técnico Arthur Elias.
A primeira foi em junho do ano passado, também para um período de treinos, mas na Granja Comary, antes da Copa América. E a segunda foi no FIFA Series, deste ano, em substituição à Jheniffer, que sofreu uma lesão no pé esquerdo. “Não esperava a convocação do Arthur no FIFA Series, eu estava com a Sub-20, quando a Camila me chamou pra conversar eu até achei que tivesse feito alguma coisa”, brinca a atacante.
Ela define a experiência do torneio como muito marcante e garante que vai continuar trabalhando para conquistar seu espaço na Principal. Mas, antes disso, a dupla está focada em um objetivo em comum: a Copa do Mundo Sub-20. “Temos que levar muito a sério cada momento que estamos vivendo”, resume Clarinha.
“A Clarinha sabe que torço muito por ela e teremos uma conexão muito forte daqui pra frente, cada vez mais juntas nas convocações”, garante Evelin, sabendo que, juntas, elas vão mais longe.







































