Gazeta Esportiva.com
·14 de janeiro de 2026
Artilheiro do Santos, Mateus Xavier joga o Paulistão e a Copinha em somente três dias

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·14 de janeiro de 2026

Com apenas 18 anos, o jovem Mateus Xavier começa a escrever uma história especial com a camisa do Santos. O atacante, que teve o contrato renovado até 31 de julho de 2028 pelo clube, é visto como uma das principais promessas da base santista e uma esperança concreta para o futuro do Peixe.
O atleta foi inscrito na Copinha e começou o torneio a todo vapor. Na estreia contra o Real Brasília, foi o jogador mais bem avaliado da partida, com dois gols marcados, um deles do meio de campo. Na rodada seguinte, voltou a balançar as redes duas vezes, garantiu mais uma vitória ao Santos e se isolou como artilheiro da competição.
As boas atuações na competição de base fizeram com que o técnico Vojvoda subisse o jogador ao time profissional. Assim, Mateus jogou na estreia do Campeonato Paulista, contra o Novorizontino, na Vila Belmiro.
Veja também: Todas as notícias da Gazeta Esportiva Canal da Gazeta Esportiva no YouTube Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Natural de Ibicaraí, no interior da Bahia, Mateus chegou ao Santos aos 14 anos após se destacar em um torneio regional. Mesmo diante do interesse de outros clubes do cenário nacional, optou por ir ao Peixe.
O bom desempenho nas categorias de base abriu espaço para uma estreia precoce no time profissional em 2024. Naquele ano, integrou o elenco que participou da campanha de retorno do Santos à elite do Campeonato Brasileiro e, na Série B, deixou sua marca mesmo com pouca idade. Na partida contra a Chapecoense, na Vila Belmiro, foi decisivo ao iniciar a jogada do gol da vitória por 1 a 0.









































