MundoBola
·09 de dezembro de 2025
Artur Jorge analisa trabalho de Filipe Luís e compara Botafogo de 2024 com Flamengo de 2025

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·09 de dezembro de 2025

Técnico responsável pelas conquistas do Botafogo na temporada 2024, Artur Jorge, que hoje comanda o Al-Rayyan, do Catar, elogiou o trabalho de Filipe Luís no Flamengo em 2025. O português revelou que assiste aos jogos do Rubro-Negro, mesmo estando em um fuso horário de seis horas à frente do Brasil.
Em entrevista ao "ge", o treinador declarou que aprecia o trabalho do ex-lateral no Mais Querido e o considera como um "grande valor" para a nova geração de técnicos do futebol brasileiro.
"Passei este ano longe, mas passei muitas madrugadas vendo jogos do Brasileirão. Sinto-me confortável para dizer que o Filipe Luís é um treinador que eu aprecio. Ele venceu as competições que disputou pelo trabalho que fez. É um treinador que, como eu, fez um percurso inicial na formação do clube e que num curto espaço de tempo conseguiu se destacar, com certeza por sua competência e qualidade. É de uma nova geração de treinadores brasileiros de grande valor", afirmou Artur Jorge.

Filipe Luís sorri com a medalha de campeão brasileiro no peito - Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Assim como Jorge Jesus em 2019, Artur Jorge conquistou a Libertadores e o Campeonato Brasileiro em 2024. Na temporada seguinte, Filipe Luís repetiu o feito dos portugueses com o Flamengo.
De acordo com o ex-Botafogo, vencer ambas as competições é extremamente difícil, já que o Brasileirão não oferece jogos calmos e fáceis e o fato da Libertadores ser "extraordinária". Para o português, sua equipe terminou a competição nacional de forma mais consistente que o Rubro-Negro.
"Encerramos o campeonato sem perder os últimos 16 jogos. Creio que o Flamengo perdeu três desses 16 últimos. O que eu quero dizer com isto? O trabalho. Aquilo que é consistência. O Filipe vem com 15 jogos do ano anterior e engata no ano de 2025 com a sua equipe", disse o técnico., antes de completar:

Artur Jorge comandando o Botafogo - Foto: Wagner Meier/ Getty Images
"Eu cheguei e os primeiros momentos foram de adaptação, ajustes, e criação de identidade. E conseguimos ter um final de campeonato avassalador. Sem margem nenhuma para erro e que resulta naquilo que foi a conquista. Ver hoje o Filipe fazer o mesmo, também ganhando esses dois títulos é, de fato, também reconhecer a competência de quem o consegue fazer. É um feito enormíssimo", afirmou Artur Jorge.
Nesta quarta-feira (10), às 14h (horário de Brasília), Filipe Luís estreia na Copa Intercontinental, contra o Cruz Azul-MEX, e busca não repetir a participação do Botafogo de Artur Jorge, em 2024.
Na ocasião, o alvinegro foi a primeira equipe sul-americana a disputar o novo formato do torneio, mas acabou derrotado pelo Pachuca, por 3 a 0, e se despediu precocemente da competição. Isso porque o rival do Flamengo precisaria disputar mais uma partida, além do duelo contra os mexicanos, para enfrentar o Real Madrid na grande final.
O caminho rubro-negro será o mesmo. Para chegar à decisão contra o PSG, o Mengão precisa superar o Cruz Azul, no Derby das Américas, e vencer o Pyramids-EGI pela Challenger Cup.









































