90min
·22 de outubro de 2025
As 20 melhores categorias de base do futebol mundial, segundo o CIES

In partnership with
Yahoo sports90min
·22 de outubro de 2025
Divulgado anualmente, o relatório do Observatório do Futebol (CIES) apresentou, nesta semana, os clubes que melhor desenvolvem trabalhos em suas respectivas categorias de base. O relatório é elaborado e baseado em algumas métricas importantes como número de jogadores formados, o nível dos clubes em que eles atuaram na última temporada e o total de minutos jogados no período. Pelo segundo ano consecutivo, o órgão apontou o Benfica como o melhor clube formador do futebol mundial, com quatro equipes do futebol brasileiro marcando presença no top-20 do estudo.
Antony, hoje no Betis, é cria do Soberano / Miguel Schincariol/GettyImages
De acordo com o Observatório do Futebol (CIES), o clube brasileiro que melhor desenvolve o seu trabalho de base, de acordo com os elementos acima citados, é o São Paulo. Marcando presença na 12ª colocação deste ranking, o Tricolor Paulista ficou à frente de dois de seus arquirrivais locais: Corinthians (14º) e Palmeiras (18º), além do Flamengo, que figura na 15ª posição.
No estudo completo, que conta com 100 equipes listadas, outros representantes do Brasil marcaram presença e foram mencionados: Santos, Grêmio, Cruzeiro, Internacional, Fluminense, Athletico-PR e Atlético-MG. Nenhum destes, no entanto, conseguiu adentrar o "top-20" do ranking.
Uma curiosidade envolvendo o top-20 divulgado pelo CIES é que Brasil e Argentina, principais mercados do futebol sul-americano, foram os países com mais representantes dentre as melhores bases do planeta: 4, cada. Buenos Aires e São Paulo concentraram a presença latina no estudo.Em seguida, Espanha, Uruguai, Portugal e Sérvia conseguiram colocar dois clubes no levantamento, ao passo que Ucrânia, Holanda, França e Croácia foram representados por uma equipe, cada.
feed