
Manchester City F.C.
·12 de maio de 2025
As finais de FA Cup vencidas pelo City

In partnership with
Yahoo sportsManchester City F.C.
·12 de maio de 2025
Ao longo de sua história, o Manchester já disputou 14 finais de Copa da Inglaterra, saindo como o campeão em 07 oportunidades. Abaixo, relembramos como foram os títulos dos Blues em uma das competições mais tradicionais do mundo do futebol.
No próximo sábado (17/05), o City enfrenta o Crystal Palace na grande final da Copa da Inglaterra 2024/25. Será a terceira decisão consecutiva da competição para os Blues, que venceram o Manchester United por 2 a 1 em 03/06/2023 e foram derrotados pelo United quase um ano depois, por 2 a 1, em maio de 2024. Até aqui, o City já disputou 392 partidas pela Copa da Inglaterra, com 208 vitórias, 71 empates e 113 derrotas, anotando 756 gols e sofrendo 466. A primeira decisão foi há mais de 120 anos, em abril de 1904...
No dia 23 de abril de 1904, os Blues levantaram sua primeira Copa da Inglaterra, ao derrotar o Bolton Wandereres pelo placar mínimo, com gol de Billy Meredith, em Londres. Mais de 60 mil pessoas presenciaram a história ao ver de perto o 1º título do Manchester City na tradicional copa doméstica.
Nossa segunda taça da Copa da Inglaterra viria 30 anos depois. Com dois gols de Fred Tilson, camisa 9 dos Blues à época, o City bateu o Portsmouth por 2 a 1, em Wembley, sob o comando do treinador Wilf Wild, para sagrar-se mais uma vez campeão da FA Cup.
Com gols de Bobby Johnstone, Joe Hayes e Jackie Dyson e sob a tutela do histórico treinador Les McDowall, os Blues derrotaram o Birmingham por 3 a 1 no estádio Wembley, com mais de 100 mil pessoas, e confirmou o 3º título de Copa da Inglaterra de nossa história.
Com jogadores históricos como Tony Book, Mike Summerbee, Colin Bell e Francis Lee, o City, mais uma vez em Wembley, bateu o Leicester com gol de Neil Young e ergueu sua 4ª taça de Copa da Inglaterra.
Foram 42 anos de jejum, mas o sofrimento em Wembley finalmente acabou com o gol do craque Yaya Touré, que nos deu o direito de comemorar nossa 5ª conquista da Copa da Inglaterra. Sob o comando do italiano Roberto Mancini e com nomes como Micah Richards, Mario Balotelli e Carlitos Tévez, o City sofreu, mas venceu o Stoke em uma decisão apertada e levou a FA Cup para o Etihad Stadium depois de muito tempo.
A temporada de 2018/19 foi inesquecível, com as conquistas da Premier League, Copa da Inglaterra e Copa da Liga inglesa. Na decisão da FA Cup, em Wembley, o City não tomou conhecimento do Watford e aplicou uma sonora goleada na grande final, com dois gols de Gabriel Jesus, dois de Sterling, um de Kevin De Bruyne e outro de David Silva. O público de mais de 85 mil pessoas em Londres presenciou uma atuação de gala e também a última partida do lendário capitão Vincent Kompany com as cores do Manchester City.
Em mais uma temporada histórica, o City de Guardiola caminhava rumo a uma inédita tríplice coroa e para isso precisava vencer a final da Copa da Inglaterra contra o maior rival, o Manchester United, em Wembley. Diante de mais de 83 mil torcedores, Gundogan abriu o placar para os Blues com menos de um minuto, ao pegar de primeira e marcar um lindo gol de fora da área. Bruno Fernandes empatou para o time de Old Trafford no 1º tempo, em cobrança de pênalti, mas Gundogan, de novo ele, marcou logo no começo da etapa final para decretar a vitória dos Blues e nossa 7º Copa da Inglaterra, na 1ª vez em que City e United se enfrentaram em uma decisão de FA Cup.