Associados do Corinthians organizam protesto no Parque São Jorge e cobram mudanças no clube | OneFootball

Associados do Corinthians organizam protesto no Parque São Jorge e cobram mudanças no clube | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·27 de agosto de 2026

Associados do Corinthians organizam protesto no Parque São Jorge e cobram mudanças no clube

Imagem do artigo:Associados do Corinthians organizam protesto no Parque São Jorge e cobram mudanças no clube
  1. Por Mirella Ramos / Redação da Central do Timão

Em meio ao momento de instabilidade política vivido pelo Corinthians, um grupo de associados decidiu organizar uma manifestação para cobrar mudanças na administração e maior participação dos sócios nas decisões do clube. O Coletivo Família Corinthians convocou o ato denominado “Protesto dos Sócios – Chega de Descaso!”, marcado para este sábado (29), às 14h (de Brasília), no Parque São Jorge.

A mobilização é direcionada aos associados frequentadores e votantes do clube. Segundo os organizadores, a intenção é cobrar respostas sobre acontecimentos recentes nos bastidores alvinegros, além de defender maior transparência e abertura para a participação dos sócios nas discussões sobre o futuro da instituição.


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Associados do Corinthians organizam protesto no Parque São Jorge e cobram mudanças no clube

Foto: José Manoel Idalgo/Agência Corinthians

Entre os assuntos mencionados pelo coletivo estão os questionamentos envolvendo o presidente Osmar Stabile, decisões tomadas pelo Conselho Deliberativo, comandado por Romeu Tuma Júnior, e o afastamento do segundo vice-presidente Armando Mendonça.

Stabile enfrenta atualmente pedidos de impeachment protocolados contra sua gestão. Já em relação ao Conselho Deliberativo, o manifesto cita episódios envolvendo processos disciplinares e decisões sobre associados e ex-dirigentes. Entre eles está a absolvição dos ex-diretores das categorias de base Claudinei Alves e José Valmir da Costa, que tiveram suas expulsões revertidas em votação realizada pelos conselheiros.

O coletivo também menciona a situação de Armando Mendonça, que solicitou licença da segunda vice-presidência em junho, em meio ao caso relacionado ao desaparecimento de materiais esportivos do Corinthians. O dirigente nega as acusações e já afirmou ter havido falta de clareza na maneira como o episódio foi conduzido.

Grupo cobra mudanças no clube

Além de abordar os acontecimentos recentes, os organizadores apresentam reivindicações relacionadas à estrutura política e administrativa corinthiana. Entre elas está uma reforma do Estatuto Social, tema que voltou ao centro das discussões no Parque São Jorge.

A Assembleia Geral Extraordinária que discutiria mudanças estatutárias estava prevista para setembro, mas teve sua realização suspensa por determinação do Tribunal de Justiça de São Paulo na última terça-feira (25).

O coletivo também pede maior transparência nas apurações relacionadas aos materiais esportivos e questiona a relação do Conselho de Orientação (Cori) com os associados. O grupo defende que os sócios tenham maior espaço para se manifestar e participar das discussões internas.

Na convocação para o protesto, o Coletivo Família Corinthians divulgou uma nota na qual reúne os principais motivos que levaram à organização do ato.

A manifestação está prevista para começar às 14h (de Brasília) deste sábado (29), na sede social do Corinthians. Com o lema “Nossa união é mais forte que o descaso!”, os organizadores buscam reunir associados para pressionar a administração e os órgãos internos do clube por respostas e mudanças na condução institucional.

Confira o comunicado completo:

“O CORINTHIANS PRECISA OUVIR SEUS ASSOCIADOS. O Corinthians atravessa um período de forte crise institucional, marcado por disputas internas, questionamentos sobre a administração e acontecimentos que precisam ser conhecidos e debatidos pelos associados. Nos últimos meses, diversos fatos ganharam destaque na imprensa:

Osmar Stábile — atual presidente do Corinthians, tornou-se alvo de novos questionamentos e pedidos de impeachment, enquanto enfrenta uma série de conflitos e decisões que vêm repercutindo dentro e fora do clube.

Romeu Tuma Jr. — presidente do Conselho Deliberativo, voltou a ser centro de controvérsias envolvendo decisões do Conselho e processos disciplinares. Recentemente, ex-diretores das categorias de base foram absolvidos em votação no Conselho, enquanto outras decisões relacionadas a punições de associados também provocaram questionamentos.

Armando Mendonça — segundo vice-presidente do clube, pediu licença do cargo em junho, em meio às denúncias relacionadas ao caso envolvendo materiais esportivos. O dirigente negou as acusações e afirmou que houve falta de clareza na condução do caso.

Independentemente de posições políticas ou de grupos dentro do Corinthians, uma pergunta precisa ser feita: ATÉ QUANDO O ASSOCIADO FICARÁ APENAS ASSISTINDO AOS ACONTECIMENTOS?”.

Saiba mais sobre o veículo