Esporte News Mundo
·29 de setembro de 2025
Astros do futebol mundial pedem pela exclusão de Israel de todas as competições

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·29 de setembro de 2025
— Continua depois da publicidade —
Um grupo formado por 50 jogadores de futebol assinou um pedido endereçado à Uefa pedindo a suspensão de Israel de todas as competições europeias. A movimentação foi puxada pela Nujum Sports, que representa atletas muçulmanos que atuam no Reino Unido, em parceria com o movimento Athletes 4 Peace.
No documento, os jogadores afirmam que o esporte não pode ficar em silêncio enquanto atletas e civis, incluindo crianças, são mortos indiscriminadamente em massa em Gaza. A carta também presta homenagem a Suleiman al-Obeid, conhecido como “Pelé Palestino”, morto em agosto pelas forças israelenses.
Entre os nomes que assinaram estão o francês Paul Pogba, que atualmente está no Monaco, o marroquino Hakim Ziyech e o meio-campo Cheick Doucouré. Além do jogador inglês de críquete Moeen Ali.
O documento também pede que Israel seja suspenso até cumprir o direito internacional e encerrar o que classificam como “matança de civis e fome generalizada”.
A pressão acontece depois de membros do Conselho dos Direitos Humanos da ONU e da Federação Palestina de Futebol cobrarem uma medida semelhante durante os últimos congressos da Fifa. Mesmo assim, as seleções israelenses e os clubes continuam disputando torneios desde que o conflito começou.
Depois da movimentação na UEFA pelo banimento das seleções e clubes israelenses, o governo americano afirmou que vai trabalhar para impedir qualquer banimento de Israel da Copa do Mundo de 2026.