oGol.com.br
·06 de novembro de 2025
Atacante brasileiro segue os caminhos do pai e busca repetir feito raro em Portugal

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·06 de novembro de 2025

Mesmo atuando no modesto Gil Vicente, o atacante luso-brasileiro Pablo Felipe divide hoje a artilharia do Campeonato Português com Vangelis Pavlidis, do Benfica. Se conseguir se manter no topo da artilharia até o final do campeonato, o jogador pode repetir o pai e alcançar um feito raro no futebol.
O atacante gilista chegou a passar por Xerém na base, mas completou a formação e estreou no profissional pelo Famalicão. Chegou ao Gil Vicente em 2024 e, na primeira temporada no clube, marcou 5 tentos em 23 partidas.
Na atual temporada, tem a melhor média de gols da elite portuguesa, com 8 tentos em 11 jogos (média de 0,80 gol/jogo). O Gil Vicente é o quarto colocado e só tem na frente Porto, Sporting e Benfica, o trio dos grandes do país.
Marcar gols está no sangue de Pablo Felipe. Ele é filho do ex-centroavante Pena, ex-Ceará, Palmeiras e Botafogo que passou com destaque no futebol português pelo Porto.
Na temporada 2000/01, Pena marcou 29 gols em 44 jogos. Foram 22 tentos na Liga Portuguesa, que o deram a artilharia da competição. Em Portugal, atuou ainda por Braga e Marítimo
"Eu procuro sempre seguir o meu caminho, fazendo a minha própria trajetória. O meu pai é a minha referência no futebol... Sempre foi o meu ídolo. Teve uma carreira muito linda... Fico feliz por marcar aqui, fica para a história", disse o Pablo acerca da referência do pai, Pena.
Pai e filho artilheiros é um feito raro, mas não seria inédito no Campeonato Português. Rui Águas, que na década de 1980 chegou a ser artilheiro da Liga dos Campeões, foi o principal goleador da Liga Portuguesa em 1990/91, pelo Benfica, repetindo o pai, José Águas.
José, por sinal, foi cinco vezes artilheiro do Português e, como o filho, também foi principal goleador da Liga dos Campeões, sempre com os Encarnados. Dá para se questionar o que tinha na "água" dessa família....
Voltando ao artilheiro luso-brasileiro, já com a nacionalidade portuguesa, Pablo Felipe, de 21 anos, não esconde sua preferência pela seleção lusitana. Com raízes fincadas em Portugal, espera escrever, como o pai, uma história de muitos gols.









































