Atacante do Bahia faz melhor ano da carreira em empréstimo no Japão | OneFootball

Atacante do Bahia faz melhor ano da carreira em empréstimo no Japão | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: ecbahia.com

ecbahia.com

·11 de dezembro de 2025

Atacante do Bahia faz melhor ano da carreira em empréstimo no Japão

Imagem do artigo:Atacante do Bahia faz melhor ano da carreira em empréstimo no Japão

O ano de 2025 foi marcado por diveras transferências por empréstimo feitas pelo Bahia, com o objetivo de dar rodagem a atletas que perderam espaço ou que precisavam de mais minutagem. Um desses foi o atacante Rafael Ratão, que passou a temporada de 2025 emprestado ao Cerezo Osaka, do Japão, e obteve enorme destaque.

Durante a temporada por empréstimo, o atacante encerrou o ano com a melhor performance de sua carreira em todos os aspectos.


Vídeos OneFootball


O jogador de 30 anos se destacou no futebol asiático, alcançando números expressivos em gols e participações ofensivas, gerando as maiores marcas da sua carreira em um mesmo ano.

Números de Ratão no Japão em 2025

Rafael Ratão disputou um total de 44 jogos e 23 gols com a camisa do Cerezo Osaka, terminando a temporada como vice-artilheiro da Liga Japonesa e como principal goleador da sua equipe.

O atacante teve grande destaque nas duas principais competições disputadas:

  • J.League: foram 36 jogos, com 18 gols e 3 assistências.
  • Emperor’s Cup: disputou 3 jogos e marcou 2 gols;
  • J. League Cup: jogou 5 jogos e fez 3 gols.

Ratão ficou atrás apenas de Léo Ceará na artilharia do campeonato japonês. Também na J.League, o atacante como segundo colocado na participação em gols (21).

Possível retorno e futuro indefinido no Bahia

Ratão chegou ao Cerezo Osaka em janeiro de 2025, por empréstimo de uma temporada com opção de compra. Sem posição da equipe japonesa sobre compra, o atacante inicialmente retornará ao Tricolor de Aço com contrato válido até dezembro de 2026; mas seu futuro segue indefinido.

Apesar do desempenho consistente no Japão, o atacante teve dificuldades para se firmar no time de Rogério Ceni em 2024 e, principalmente, não conseguiu convencer a torcida.

O jogador fez, ao todo, 54 partidas pelo Tricolor de Aço, com 10 gols marcados e quatro assistências. A diretoria do Bahia não descarta uma nova negociação, dessa vez para a venda do jogador.

Saiba mais sobre o veículo