oGol.com.br
·02 de outubro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·02 de outubro de 2024
Com uma atuação dominante e eficiente, a Atalanta não deu chances ao Shakhtar Donetsk e venceu por 3 a 0 pela segunda rodada da Liga dos Campeões. Sob a liderança de Lookman, o time de Bérgamo controlou a partida do início ao fim e garantiu, fora de casa, seu primeiro triunfo na competição.
Com quatro pontos somados, a Atalanta pulou para o pelotão de cima da tabela de classificação, enquanto o time ucraniano segue com um ponto.
A Atalanta visitou o Shakhtar em busca da sua primeira vitória na Champions e apresentou ímpeto e repertório para controlar o primeiro tempo com eficiência. O time italiano ditou o ritmo, sob o comando de Lookman, e encurralou os donos das casa no campo de defesa.
As primeiras oportunidades vieram todas pelos pés dos italianos. Encaixando boas saídas com os seus alas, a Atalanta complicou o trabalho da defesa ucraniana e amadureceu o primeiro gol. Aos 21, Lookman apareceu pela esquerda, levantou na área e Djimsiti completou nas redes.
A abertura do placar incomodou os donos da casa, mas alterou em pouco o andamento da partida. Assim como na partida de estreia, o Shakhtar sofreu com a falta de alternativas e escapou apenas em saídas velozes com Eguinaldo. Embora as movimentações do atacante brasileiro, o time ucraniano não conseguiu ter volume para atrapalhar o controle da Atalanta.
Confortável na partida, o time de Bérgamo continuou sendo vertical pelas pontas e se aproximou do segundo, antes do intervalo. Aos 36, Lookman recebeu cruzamento da direita, acertou o poste e, no rebote, Ederson isolou uma boa oportunidade.
Lookman se tornou o principal nome da Atalanta ao longo da primeira etapa. Aos 44, o atacante concretizou sua boa partida, balançando as redes. Após boa trama de Kolasinac, o nigeriano recebeu na entrada da área e disparou forte, aumentando a vantagem dos italianos.
Na volta do intervalo, o Shakhtar tentou ensaiar uma reação imediata e, na primeira tentativa, criou seu melhor momento na partida. Em mais uma movimentação de Eguinaldo, o brasileiro serviu e Konoplia chutou cruzado para fora.
A chance para iniciar uma reação acabou tendo uma resposta imediata e ainda mais eficiente por parte da Atalanta. Também na sua primeira tentativa, os italianos ampliaram seu conforto na partida. Participativos no setor ofensivo, os alas construíram o terceiro. Zappacosta cruzou e Bellanova mandou nas redes.
O terceiro gol liquidou as esperanças dos donos da casa e deixou o caminho ainda tranquilo para a Atalanta administrar sua vitória. Com ímpeto por mais, o time italiano criou bons arremates para transformar a vitória em goleada, mas acabou esbarrando no goleiro adversário, que impediu um placar ainda mais elástico.