Gazeta Esportiva.com
·22 de janeiro de 2026
Ataque do Palmeiras vive pior início de temporada sob o comando de Abel Ferreira

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·22 de janeiro de 2026

Apesar de começar a temporada com três vitórias, o setor ofensivo do Palmeiras não iniciou o ano bem. Nas quatro partidas disputadas até o momento, o Alviverde marcou apenas três gols e registra o pior ataque da era Abel Ferreira neste recorte.
Após iniciar a temporada com três triunfos pelo placar mínimo, sobre Portuguesa, Santos e Mirassol, o Palmeiras sofreu uma goleada por 4 a 0 para o Novorizontino, na quarta rodada do Paulistão. Com apenas três bolas na rede, o ataque fica abaixo das últimas quatro temporadas, nas quais Abel Ferreira já comandava a equipe.
O português chegou ao Palmeiras em novembro de 2020 e viveu sua primeira temporada completa no clube em 2021. Em seus dois primeiros anos, comandou ótimos ataques nos quatro primeiros jogos da temporada, com oito gols marcados em 2021 (dois contra o Corinthians, três diante do São Caetano, dois contra a Ferroviária e um diante do São Bento) e sete bolas na rede no ano seguinte (dois contra o Novorizontino, três diante da Ponte Preta, um contra o São Bernardo e um diante do Água Santa).
Em 2023, o ataque do Palmeiras registrou o seu pior início de temporada sob o comando de Abel, com apenas quatro gols marcados. Naquele ano, o Verdão empatou sem gols contra São Bento e São Paulo, mas venceu o Botafogo-SP pelo placar mínimo e o Ituano por 3 a 1.
Nos dois anos seguintes, o Palmeiras voltou a marcar como nas temporadas iniciais, balançando as redes sete vezes em 2024 (um contra o Novorizontino, três diante da Inter de Limeira, dois contra o Santos e um diante do Bragantino) e anotando seis gols em 2025 (dois contra Portuguesa e Santos, e um diante de Noroeste e Novorizontino).
Veja também: Todas as notícias da Gazeta Esportiva Canal da Gazeta Esportiva no YouTube Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Apesar de registrar o pior início das últimas temporadas, as estatísticas apontam que o Palmeiras pode apresentar uma evolução no setor ofensivo. De acordo com o FotMob, site especializado em estatísticas no futebol, o Verdão é o segundo time com mais gols esperados no Campeonato Paulista, com 5,6, atrás apenas do líder Novorizontino, que possui 6,5.
Por outro lado, os números indicam que o Palmeiras vem desperdiçando muitas chances claras. A equipe é a segunda que mais criou oportunidades claras e ocupa a terceira posição no ranking de grandes chances perdidas, com oito, atrás apenas de Velo Clube e Corinthians.







































