
Central do Timão
·05 de outubro de 2025
Ataque e defesa funcionam e Corinthians goleia Mirassol pelo Campeonato Brasileiro

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·05 de outubro de 2025
Na noite deste sábado, 4, o Corinthians voltou a campo pelo Campeonato Brasileiro. Em partida na Neo Química Arena pela 27ª rodada da competição nacional, o Alvinegro recebeu o Mirassol, e em desempenho seguro na defesa e eficiente no ataque, goleou por 3 x 0 diante de 38 mil torcedores em Itaquera. Os tentos foram anotados por Maycon, Yuri Alberto e André.
Com o resultado, o clube do Parque São Jorge sobe provisoriamente para a décima posição no torneio nacional, com 33 pontos ganhos, somando oito vitórias, nove empates e dez derrotas, além de 29 gols marcados e 32 sofridos. Esta posição na tabela, porém, ainda não é definitiva, visto que a rodada será concluída neste domingo, 5, com mais seis jogos.
Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Escalação e desfalques do Corinthians
A comissão técnica teve os seguintes desfalques para a partida: o zagueiro André Ramalho (estiramento no músculo posterior da coxa direita), o volante Charles (em transição após dores no joelho direito), o meio-campista André Carrillo (se recuperando de lesão ligamentar no tornozelo esquerdo) e Rodrigo Garro (lesão grau 2 na panturrilha). O técnico Dorival Júnior foi ausência, por suspensão.
Diante disso, o auxiliar Lucas Silvestre foi a campo com: Hugo Souza; Matheuzinho, João Pedro, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele, José Martínez, Breno Bidon e Maycon; Gui Negão e Yuri Alberto.
O banco de reservas teve como opções: FFelipe Longo, Félix Torres, Cacá, Fabrizio Angileri, Hugo Farias, Ryan, André, Dieguinho, Kayke, Ángel Romero, Memphis Depay e Vitinho.
Escalação do Mirassol
O técnico Rafael Guanaes escalou o Mirassol da seguinte maneira: Walter; Lucas Ramon, João Victor, Jemmes, Reinaldo, José Aldo, Danielzinho, Guilherme, Negueba, Carlos Eduardo e Cristian.
Arbitragem
O dono do apito foi Felipe Fernandes de Lima, auxiliado por Felipe Alan Costa de Oliveira e Anderson José de Moraes Coelho nas bandeiras. Já o quarto árbitro foi Murilo Tarrega Victor, e o VAR ficou por conta de Márcio Henrique de Gois.
Primeiro tempo
Logo no primeiro minuto, o Mirassol chegou ao ataque: Negueba recebeu na frente e finalizou dentro da área. Na sequência, o mesmo jogador voltou a chegar pela esquerda, forçando defesa de Hugo Souza, enquanto na sobra Lucas Ramon chutou por cima.
Então, o Corinthians começou a se organizar e, aos seis minutos, Matheus Bidu tentou combinar com Gui Negão pela esquerda, mas a jogada não resultou em chance de gol. No ataque seguinte, foi a vez de Breno Bidon conduzir e passar a bola para Gui Negão, mas o chute foi bloqueado pela defesa adversária.
Então, aos 12 minutos, Matheus Bidu cruzou da esquerda para a área, Yuri Alberto esticou o corpo para alcançar a bola e foi derrubado por Reinaldo. Após consulta ao VAR, o árbitro marcou pênalti, que Maycon cobrou e converteu, fazendo Corinthians 1 x 0!
Mesmo à frente do placar, o Corinthians continuou pressionando. Aos 19, Breno Bidon acionou Matheus Bidu, que cruzou da esquerda. A bola passou por toda a área até chegar em Matheuzinho, cujo chute acertou Yuri Alberto, que estava caído dentro da área.
O Mirassol reagiu aos 22 minutos, quando Negueba partiu pelo meio e a equipe conseguiu escanteio, com Jemmes cabeceando para fora. No lance seguinte, Negueba escapou novamente e habilitou Guilherme Marques, cuja finalização foi bloqueada. O Time do Povo respondeu e, aos 24, Matheus Bidu escapou pela esquerda e cruzou para Breno Bidon, que sozinho na área não conseguiu finalizar com precisão.
O time do interior voltou a tentar atacar aos 30, com falta cobrada por Danielzinho, deixando João Victor cara a cara com Hugo Souza, em grande chance de gol perdida. Três minutos depois, Reinaldo cobrou falta da direita, com Cristian cabeceando e a zaga corintiana afastando o perigo.
Os minutos finais do primeiro tempo mantiveram a alternância das equipes no ataque, com José Alvo e Negueba perdendo chances para o Mirassol e Yuri Alberto não conseguindo finalizar após ser acionado no ataque. Matheuzinho também teve boa chance, aos 46, quando cobrou falta rasteira, próximo à trave direita de Walter.
No minutos finais, o Mirassol apertou pelo empate, voltando ao ataque duas vezes: Negueba teve chute bloqueado por Matheuzinho aos 48 minutos e Jemmes finalizou para fora após cobrança de falta aos 50. No entanto, o Timão manteve a vantagem, indo para o intervalo vencendo por 1×0.
Segundo tempo
Os visitantes voltaram do intervalo atacando: no primeiro minuto, Reinaldo escapou pela esquerda e tocou para Carlos Eduardo, que cruzou para Guilherme Marques – mas a finalização não foi boa. Na sequência, Jemmes escapou da marcação, passou por Martínez e, na disputa com Matheuzinho, tocou forte demais e perdeu a bola na chegada ao ataque.
O Corinthians respondeu rápido: aos quatro minutos, Matheus Bidu virou o jogo pela esquerda e encontrou Martínez dentro da área. O volante dominou e bateu de perna esquerda, com a bola desviando em Reinaldo antes de sair para escanteio.
Após alguns minutos sem lances-chave, Negueba cobrou falta para o Mirassol aos dez minutos, carimbando a barreira; no rebote, tentou uma segunda finalização. A bola ficou vivendo dentro da área, obrigando Hugo Souza a tocar para escanteio. Pouco depois, a equipe voltou ao ataque com Chico da Costa, mas o lance foi mal aproveitado.
Com 16 minutos, o auxiliar Lucas Silvestre decidiu fazer as primeiras alterações no Corinthians: colocando no jogo André e Vitinho nos lugares de Martínez e Gui Negão.
O Mirassol voltou a atacar: aos 17, Reinaldo chutou de longa distância e Gustavo Henrique fez o bloqueio no meio do caminho. Pouco depois, aos 21, Carlos Eduardo apareceu na área após cruzamento e tentou cabecear no gol alvinegro, mas Maycon desviou. Na sequência, Reinaldo invadiu a área após tabela e chutou com força, mas a bola saiu pela lateral.
O Time do Povo reagiu. Aos 24, Matheus Bidu escapou pela esquerda e cruzou para Yuri Alberto, mas Jemmes se antecipou e impediu a finalização. Pouco depois, porém, ele teria uma nova chance: aos 26, o lateral esquerdo tabelou com Maycon e acionou Vitinho dentro da área para o camisa 9, que de primeira ampliou o placar em Itaquera: Corinthians 2 x 0!
Imediatamente após o gol, aos 27 minutos, mais uma mudança ocorreu no Corinthians, com Memphis entrando em campo no lugar de Breno Bidon. Assim que entrou, o camisa 10 teve chance para marcar, após o Timão armar contra-ataque em trapalhada de Guilherme Marques com a bola e Yuri Alberto cruzar da direita – mas o neerlandês não conseguiu fazer o desvio.
O Mirassol respondeu aos 32 , quando a bola sobrou para Matheus Bianqui na entrada da área; ele domnou, ajeitou o corpo e chutou com perigo, mas a finalização sofreu desvio antes de sair pela linha de fundo. O atleta tentou novamente minutos depois, mas foi desarmado pela defesa antes de finalizar.
O Alvinegro voltou ao ataque aos 37 minutos: Memphis recebeu bela bola em profundidade de Matheus Bidu, dominou dentro da área e preparou o chute, mas foi interceptado no momento decisivo. Na sequência, as últimas mudanças foram feitas na equipe: Angileri e Ryan entraram nos lugares de Matheus Bidu e Vitinho, este último lesionado.
Aos 43, os visitantes voltaram ao ataque, em cobrança de fala de Reinaldo que Gustavo Henrique afastou bem. Na sequência, Daniel Borges avançou pela direita, mas Chico da Costa perdeu o domínio após passes truncados no meio-campo. O Corinthians respondeu em jogada de Ryan, que tabelou com Memphis e tentou lançar Yuri Alberto, mas o lance acabou interceptado.
Já nos acréscimos, o Mirassol tentou apertar, mas as finalizações de Daniel Borges e Danielzinho não encontraram o gol alvinegro. Quem acabou marcando, na verdade, foi o Timão: aos 49, Yuri Alberto roubou a bola na intermediária, avançou e, entre dois marcadores, passou a bola para o jovem André, que finalizou e deu números finais ao placar: Corinthians 3 x 0!
Próximo compromisso
Agora, o Corinthians volta a atuar apenas após a data FIFA, no próximo dia 15 de outubro, às 21h30 (horário de Brasília), quando visitará o Santos, na Vila Belmiro, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Veja Mais:
Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50