Glorioso 1904
·11 de janeiro de 2025
In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·11 de janeiro de 2025
Já se vive a emoção em Leiria, palco da final da Taça da Liga, entre o Sporting e o Benfica, com o pontapé de saída a ser dado esta noite, 11 de janeiro, pelas 19h45. A poucas horas de entrar no relvado, há uma pormenor que Bruno Lage deve acautelar aos seus jogadores, em relação a uma estatística muito forte apresentada pela equipa de Rui Borges, com os leões a terem um 'trunfo na manga'.
O clube de Alvalade tem um registo forte no que diz respeito à lotaria das grandes penalidades, nos últimos oito encontros em que o resultado teve de ser decidido na marca dos 11 metros, os verdes e brancos foram sempre superiores ao seu adversário. No entanto, frente ao Clube da Luz, o registo leonino é infeliz.
O Benfica e a turma de Alvalade apenas disputaram entre si duas lotarias das grandes penalidades, que acabaram sempre por favorecer o Glorioso. No entanto, apesar de ter um registo positivo frente aos verdes e brancos, mais recentemente os encarnados não têm tido a mesma sorte que os leões, no que diz respeito à decisão de encontros através da marca dos 11 metros.
No somatório dos últimos 10 desempates das grandes penalidades, a equipa de Rui Borges apenas perdeu duas vezes, sendo que a última vez, foi precisamente contra o Benfica, na primeira final da Allianz Cup, disputada entre os dois rivais. Em 2008/2009, depois de um empate a uma bola ao fim de 90 minutos, o campeão teve de ser decidido nos penáltis (3-2). Antes desse encontro, as águias já tinham batido os leões nos penáltis, em 2004/2005, quando o Glorioso assegurou uma vaga nos quartos de final da Taça de Portugal.
No caso do Benfica, o registo não é tão favorável como os dos leões. Nas 10 últimas decisões, as águias só conseguiram vencer em cinco ocasiões. Sem dúvida, uma estatística que o timoneiro de 48 anos irá ter em conta para o encontro desta noite. Sporting e Benfica, recorde-se, irão disputar o título de Campeão de Inverno, este sábado, 11 de janeiro, às 19h45, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
Ao vivo