MundoBola Flamengo
·27 de outubro de 2025
Athirson destaca Pet, Adriano e Zagallo em histórico Flamengo 4x0 Vasco

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·27 de outubro de 2025

Flamengo e Vasco fizeram embates históricos, e alguns deles, tiveram placares elásticos. O Rubro-Negro leva a melhor no clássico, e como de praxe, comemora 25 anos de um jogo histórico contra o adversário: o 4 a 0 aplicado em 27 de outubro de 2000.
Na véspera do Dia de São Judas Tadeu, que sete anos após a partida, também se tornaria Dia do Flamenguista, o Mengão viveu um embate de titãs. De um lado, Julio César, Juan, Gamarra, Athirson, Pet, Adriano e Edilson foram alguns dos nomes marcantes, assim como Zagallo na beira do campo.
Do outro lado, Romário, Juninho Paulista e Juninho Pernambucano também figuravam entre grandes nomes de uma grande partida. Para relembrar a data, o MundoBola Flamengo conversou com Athirson, ex-lateral-esquerdo que participou daquela goleada e viu Pet e Adriano darem show dentro de campo.
"Esses clássicos, daquela geração, sempre foram muito marcantes. Dois grandes elencos. Adriano subindo, já fazendo gol, Petkovic fazendo dois gols. Uma geração que tinha grandes nomes, tanto do lado do Vasco, como do Flamengo. O jogo foi muito importante", inicia.
O jogo, válido pela Copa João Havelange, o Campeonato Brasileiro, marcou a estreia de Zagallo como técnico daquele time.
"Lembro muito bem que foi a estreia do Zagallo, trazendo a motivação. Esse lado dele de conhecimento, tentando fazer com que aquele primeiro momento, da estreia, já conseguisse passar seu conhecimento. Dando para a gente aquela tranquilidade para entrar nesse grande clássico", comenta.
Mas a atuação monstruosa foi de Petkovic, que marcou golaço de falta, e outro de bola rolando, driblando zagueiro e tirando o goleiro da jogada.
"Pet foi um dos grandes destaques daquela partida, fazendo golaço de falta, entrando na área, driblando com passe do Edilson. Adriano já mostrando que seria um grande atleta. Acabou se tornando o grande imperador", rememora.
Aquele time do Flamengo já era estrelado e possuía grandes nomes. Por isso, Athirson comenta a principal diferença do Mengão atual.
O ex-jogador opina que a estrutura é o grande diferencial do time atual, além de comentar o que faltava para aquele time ser tão vitorioso quanto o atual.
"A mudança dos anos, acho que mais o lado estrutural, principalmente do lado do Flamengo. Hoje, uma estrutura física muito grande, tendo a financeira para trazer grandes atletas, recompor o seu elenco. A gente tinha um elenco muito forte. Precisava um pouco mais de maturidade, deixar o time pegar mais entrosamento", opina.
Além disso, como ex-lateral-esquerdo, ele comenta a situação atual da posição. O Mengão conta com três nomes de alto nível.
"Como lateral-esquerdo, falando do Flamengo, vejo o Alex Sandro muito experiente, jogador que passa essa confiança para o treinador, para a torcida. Passa essa tranquilidade para o elenco. Jogador que tem uma qualidade técnica incrível", inicia, antes de continuar:
"O Ayrton Lucas é um jogador que acelera mais o jogo. O Viña vem de um período longo de lesão, mas é um jogador, tecnicamente, também muito bom. Isso traz o lado bom para o treinador, sempre ter grandes nomes para modificar e mudar o seu estilo de jogo caso queira. Flamengo tem essa opção com esses atletas", conclui.
Por fim, o ex-jogador fala sobre Flamengo x Racing, e projetando as dificuldades do jogo de volta. A boa marcação dos argentinos é o grande dificultador.
"Foi um grande jogo no Maracanã, digno de semifinal de Libertadores. Jogo disputadíssimo. O Flamengo teve que ter paciência para furar o bloqueio do adversário, que marca muito. Os argentinos já têm essa característica de marcar muito. Conseguiu a vantagem para a segunda partida, o que é importantíssimo", finaliza.
Ao contrário do Vasco, o Flamengo segue brigando pela Libertadores ano após ano. Em 2025, o clube tenta ser o primeiro brasileiro tetracampeão do torneio, buscando ainda o do Brasileirão.









































