
Gazeta Esportiva.com
·23 de abril de 2025
Athletic Bilbao vence Las Palmas e fica mais próximo da vaga na Liga dos Campeões

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·23 de abril de 2025
A inspiração do atacante Iñaki Williams e a segurança do goleiro Unai Simón ajudaram o Athletic Bilbao a vencer o Las Palmas por 1 a 0 nesta quarta-feira, no estádio de San Mamés, e ficar perto da classificação para a próxima edição da Liga dos Campeões.
Com a 33ª rodada concluída e faltando cinco para o fim do Campeonato Espanhol, o time basco ampliou para oito pontos sua vantagem na quarta colocação em relação ao perseguidor mais próximo, o Villarreal (5º), que perdeu por 3 a 0 para o Celta (7º) em Vigo no mesmo horário.
O Campeonato Espanhol envia nesta temporada pelo menos cinco representantes para a principal competição europeia de clubes, o que torna a vantagem do Athletic do técnico Ernesto Valverde (60 pontos) ainda mais significativa sobre o Betis (6º).
A partida desta quarta-feira em San Mamés, precedida por um minuto de silêncio em memória ao Papa Francisco, foi mais difícil do que o esperado para os donos da casa diante do Las Palmas (17º) que luta pela permanência na primeira divisão, mas que vinha de duas vitórias em seus dois jogos anteriores.
O Athletic Bilbao abriu o placar aos 5 minutos após um passe de Iñigo Ruiz de Galarreta nas costas da defesa, que o mais velho dos irmãos Williams recebeu na área, driblou um zagueiro e finalizou para o fundo da rede com a parte externa do pé.
A equipe das Ilhas Canárias não se deixou abater e mostrou que chega num bom momento às rodadas decisivas. Mas o goleiro Unai Simón impediu o gol de empate ao cobrir com perfeição o espaço por onde o escocês Oliver McBurnie pretendia superá-lo (38′).
Já no início do segundo tempo, o atacante do Athletic Álex Berenguer cabeceou na trave (48′). O Las Palmas continuou à procura do gol de empate, que não veio devido à segurança de Simón e à falta de pontaria dos jogadores ‘amarillos’.
O time basco, que também comemorou o retorno de seu craque Nico Williams no segundo tempo – ausente no jogo no Santiago Bernabéu devido a uma lesão – entra na pausa do Campeonato Espanhol para a disputa da final da Copa do Rei com o dever de casa feito. E agora pode se concentrar nas semifinais da Liga Europa contra o Manchester United (nos dias 1º e 8 de maio).