
Trétis
·18 de outubro de 2025
Athletico enfrenta o Coritiba com a necessidade de vitória para se manter na briga por vaga no G4

In partnership with
Yahoo sportsTrétis
·18 de outubro de 2025
O Athletico visita o líder Coritiba no domingo (19), em jogo válido pela 33ª rodada do Brasileirão Série B. O clássico vale tudo para o Athletico, que precisa vencer mais do que nunca para diminuir a distância para o G4. O Furacão teve a oportunidade de encostar no Goiás, quarto colocado com 52, mas deixou dois pontos escaparem em empate com o Avaí e ficou nos 49, na sétima posição.
Em caso de empate ou derrota, o acesso fica ainda mais distante para o Athletico, que em teoria precisa chegar aos 63 pontos para terminar no G4, de acordo com estudo do Departamento de Matemática da UFMG. Com 49, precisa vencer cinco das seis partidas restantes, alcançando, assim, os 64 pontos.
Zapelli no empate contra o Avaí. Foto: Athletico
O Athletico divulgou, em suas redes sociais, os relacionados para o duelo no Couto Pereira, em conjunto com o comunicado de que a concentração para o jogo começou nessa sexta-feira (17), dois dias antes do jogo, mais cedo que o habitual. Na lista, a volta de Kevin Velasco, suspenso no jogo anterior. Com a ausência de Terán, Belezi também retornou à lista.
Terán e Mendoza desfalcam o Athletico. O zagueiro voltou de lesão na última partida, mas recebeu cartão vermelho em confusão com o goleiro do Avaí, logo após o jogo. Mendoza também se envolveu e está fora pelo mesmo motivo. Lucas Esquivel e Renan Peixoto seguem tratando as lesões no DM. O provável retorno do lateral-esquerdo foi apurado pela Trétis (confira).
Confira, também, a lista completa de relacionados:
Goleiros: Carlos Eduardo, Mycael e SantosZagueiros: Aguirre, Arthur Dias, Belezi e LéoLaterais: Benavídez, Fernando, Léo Dérik e MadsonMeias: Dudu, Felipinho, Giuliano, João Cruz, Patrick, Raul e ZapelliAtacantes: Alan Kardec, Julimar, Leozinho, Luiz Fernando, Velasco e Viveros
Sem Terán, Odair precisa definir a escalação sem um de seus principais zagueiros. Em um sistema de três defensores, se mantido o esquema, Belezi ou Léo entrariam na linha de trás. Na última vez sem Terán, escalou Aguirre e Arthur Dias como dupla de zaga, Fernando como lateral-esquerdo e Felipinho como primeiro volante.
Já na última vez em que escalou três zagueiros, também sem Terán, Léo Pelé entrou pela esquerda, com Aguirre e Arthur Dias, na derrota por três a zero para o Atlético-GO, quando Léo foi expulso em uma dividida.
À frente, sem Mendoza e com Luiz Fernando irregular, há a expectativa de Julimar e Viveros como uma dupla de atacantes. O Coritiba tem a melhor defesa do campeonato, mas o Athletico tem o melhor ataque. Apostando na velocidade de Viveros, o Furacão pode apostar nas transições rápidas para vencer a defesa do Coritiba em profundidade.
O clássico Atletiba já aconteceu 49 vezes no Brasileirão, sendo 44 em Série A e apenas cinco na Série B. Na primeira divisão, há empate: são 16 vitórias para cada lado e 12 empates. Na Série B, a vantagem é do rival, com duas vitórias. O Athletico ganhou uma e empataram em duas. No último confronto, no primeiro turno, o Furacão foi superado na Arena da Baixada, por 1 a 0.
O Athletico tem um recorte de, nos últimos dez jogos: sete vitórias seguidas, duas derrotas e um empate. Há três jogos sem vencer, a vitória é, mais do que nunca, uma obrigação. Com o melhor ataque do campeonato, com 45 gols marcados, enfrenta a melhor defesa do campeonato.
O Coritiba vem de derrota para o Cuiabá, melhor mandante da competição ao lado do CRB, na Arena Pantanal. Tem, também, desfalques importantes. O volante Walisson foi advertido na última rodada com o terceiro cartão amarelo, e não pode jogar o clássico. O atacante Ronier ainda é dúvida para o Atletiba.
Ao vivo