Esporte News Mundo
·05 de janeiro de 2026
Athletico vence concorrência de Flamengo e Galo e acerta com Joia da base do Santos

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·05 de janeiro de 2026

O Athletico acertou a contratação de Kauan Basile, atacante de apenas 13 anos considerado uma das principais joias das categorias de base do Santos. A informação foi confirmada pelo Globo Esporte.
O jovem esteve no último fim de semana no CT do Caju, em Curitiba, acompanhado do pai, André Ricardo Ferreira, e se animou com a estrutura e com o projeto esportivo apresentado pelo clube paranaense, que avançou para selar o acordo.
Kauan Basile estava no Santos desde 2022 e ganhou grande projeção nacional nos últimos anos. Recentemente, o atleta rompeu o contrato de licenciamento de imagem que mantinha desde 2023 com a NR Sports, empresa do pai de Neymar.
Após o rompimento, a gestão da carreira do garoto passou para um fundo ligado ao Grupo BMG, comandado por Ricardo Guimarães, dono do banco e também um dos sócios da SAF do Atlético-MG. Segundo apuração do Uol, a multa paga para encerrar o vínculo com a NR Sports foi de R$ 5,5 milhões.
A negociação com o Athletico é liderada diretamente pelo presidente Mario Celso Petraglia em parceria com o BMG. O Furacão ofereceu a Kauan um contrato de formação, modelo permitido pela legislação para atletas menores de 16 anos, com salário considerado alto para os padrões da categoria, próximo ao de jogadores em transição para o profissional.
Além disso, foi colocado na mesa um acordo de direitos de imagem oriundos de publicidade. Parte dos detalhes do negócio está protegida por cláusulas de confidencialidade.
Para concretizar a saída, o Athletico terá de pagar ao Santos uma multa de R$ 2 milhões, referente ao acordo de licenciamento de imagem que o Peixe mantinha com o atacante desde julho do ano passado.
A liberação do jogador ainda envolve trâmites formais: o pai de Kauan precisará enviar uma carta à Federação Paulista de Futebol (FPF) solicitando o desligamento do clube, e o processo também passará pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por meio da Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD).
Atlético-MG e Flamengo chegaram a aparecer como outras possibilidades, mas o projeto apresentado pelo clube paranaense foi determinante. A família do jogador deve se mudar para Curitiba assim que toda a documentação for liberada.
Por ser menor de idade, Kauan só poderá assinar contrato profissional a partir dos 16 anos, idade que completará em 21 de junho de 2028. Até lá, seguirá vinculado por meio de contrato de formação.
O irmão mais velho do atacante, Lucas Yan, de 20 anos, permanece no Santos: ele tem contrato com o clube até 2029 e está integrado ao Sub-20, com participação prevista na Copinha.
Tratado internamente na Vila Belmiro como “Neymar 2.0”, Kauan Basile ganhou notoriedade ainda criança. Com cidadania italiana, destacou-se inicialmente no futsal e, aos oito anos, tornou-se o atleta mais jovem do mundo a assinar um contrato de patrocínio com a Nike, feito que, para efeito de comparação, Neymar alcançou aos 13 anos e Rodrygo, aos 11. Fora de campo, o garoto já soma cerca de 1,7 milhão de seguidores nas redes sociais.
Dentro das quatro linhas, os números também chamam atenção. Em 2023, Kauan marcou 25 gols em 19 jogos no Campeonato Paulista Sub-11, superando recordes de Rodrygo e Endrick na categoria e tornando-se o maior artilheiro da história de uma edição do torneio.
Com o crescimento meteórico, passou a receber mais visibilidade no Santos, sendo um dos destaques no lançamento da terceira camisa do clube em 2024, além de garantir ao Peixe 50% das receitas de publicidade enquanto esteve vinculado.
Nos últimos anos, o atacante também passou a atuar em categorias acima da sua idade. Em 2025, integrou as campanhas dos títulos do MICFootball Punta Cana Sub-16, torneio internacional, e da Alcans Cup Sub-14, marcando gol na final.









































