Território MLS
·17 de janeiro de 2025
Atlas Fútbol Club: uma história de tradição e glórias

In partnership with
Yahoo sportsTerritório MLS
·17 de janeiro de 2025
O Atlas Fútbol Club, com sede em Guadalajara, é um dos clubes mais tradicionais do futebol mexicano. Fundado em agosto de 1916 por um grupo de amigos influenciados pelo futebol britânico, o Atlas é dono de uma rica história, marcada por títulos e momentos memoráveis.
O clube possui três títulos da Liga MX, conquistados nas temporadas 1950-51, Apertura 2021 e Clausura 2022. Além disso, soma quatro títulos da extinta Copa México e cinco Campeón de Campeones, consolidando sua posição entre os maiores do futebol mexicano.
Inspirados no titã Atlas da mitologia grega, Alfonso e Juan José “Lico” Cortina, Pedro e Carlos Fernández del Valle, os irmãos Orendain e Federico Collignon fundaram o clube. Escolheram as cores vermelha e preta, que se tornaram a marca registrada da equipe.
O Atlas teve participações marcantes na Copa Libertadores, incluindo um feito histórico em 2015, ao derrotar o Atlético Mineiro em pleno Mineirão, quebrando uma invencibilidade de 37 anos do clube mineiro em casa. Mesmo vencendo o Galo também no jogo de volta, o Atlas não avançou na competição, ficando em último no grupo.
Inaugurado em 31 de janeiro de 1960, o Estádio Jalisco é a casa do Atlas e o terceiro maior estádio do México. Palco de momentos históricos, como partidas da seleção brasileira de Pelé na Copa do Mundo de 1970, o estádio também recebeu jogos das Copas de 1970 e 1986, incluindo quartas e semifinais, consolidando sua relevância no cenário futebolístico mundial.
O maior rival do Atlas é o CD Guadalajara, conhecido como Chivas. O Clássico Tapatío é o mais antigo do México, com origem em 1916. A rivalidade começou com um empate em um amistoso, mas ganhou força em 1917, quando o Atlas venceu o Chivas por 2 a 1 em uma partida marcada por polêmicas de arbitragem. Hoje, o Chivas lidera o retrospecto histórico, com mais vitórias nos confrontos diretos.
Atualmente, o time é comandado por Benjamin Mora e iniciou a temporada empatando com o Cruz Azul por 1 a 1. A estreia em casa será contra o León, no próximo domingo (19), às 00h (horário de Brasília), no Estádio Jalisco, prometendo fortes emoções para a torcida.
O Atlas Fútbol Club segue escrevendo sua história, com sua rica tradição e paixão que movem gerações de torcedores.
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo