Esporte News Mundo
·21 de maio de 2026
Atleta do São Paulo é ofendida em campo e partida é interrompida

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·21 de maio de 2026

A zagueira do São Paulo Sarah Aysha alegou ter sido ofendida por um maqueiro durante a partida que aconteceu na tarde de quarta-feira (20), contra o Ferroviária, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, em jogo de volta da semifinal do Campeonato Brasileiro Feminino sub-20.
O São Paulo vencia o time da casa por 4 a 1 quando, ao final do segundo tempo, a zagueira sofreu uma lesão e, após atendimento, precisou ser retirada de campo carregada em uma maca; foi nesse momento que um dos maqueiros teria proferido palavras ofensivas a ela.
A árbitra Talita Ximenes de Freitas imediatamente acionou o protocolo de racismo e misoginia e interrompeu a partida. Sarah saiu de campo abalada, sentou brevemente no banco de reserva, passou mal e chegou a ser amparada por algumas colegas e comissão técnica, mas decidiu continuar no jogo após o ocorrido.
“A gente está numa categoria de base. A gente está aqui para aprender e, num momento daquele, o cara me mandar tomar no c* e me chamar de biscate, é inadmissível. A gente está treinando todo dia, o ano inteiro treinando longe da família para chegar um cara e me chamar de biscate fora do campo. É inadmissível“, relatou a zagueira tricolor a um repórter do canal Sportv.
Após o ocorrido, os clubes se posicionaram em nota divulgada nas redes sociais. Confira abaixo, na íntegra.
Na partida desta quarta-feira (20), entre Ferroviária e São Paulo, pela semifinal do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-20, a arbitragem acionou o protocolo antirracista após a atleta Sarah Aysha, do São Paulo, sofrer um episódio de misoginia vindo de um integrante do quadro móvel da equipe mandante.
O São Paulo FC reforça que não tolera nenhum tipo de preconceito e aguarda que as autoridades cumpram com sua responsabilidade para que a justiça seja feita.
O São Paulo FC também informa que prestará todo suporte necessário à atleta, que muito nos orgulha de ter no elenco, vestindo nossa camisa.
O Futebol Feminino é gigante, e não há espaço para cenas lamentáveis como esta.
As Guerreiras Grenás vêm a público manifestar repúdio à atitude ocorrida ao final da partida da categoria Sub-20, quando um integrante da equipe de apoio proferiu ofensas contra uma atleta do São Paulo Futebol Clube.
O comportamento registrado é inadmissível, não representa os valores da instituição e contraria tudo aquilo que defendemos dentro e fora de campo: respeito, responsabilidade, ética, formação humana e valorização das mulheres no esporte.
Pedimos desculpas à atleta ofendida, ao São Paulo Futebol Clube, à sua comissão técnica, ao elenco e a todos que se sentiram atingidos pela situação. Nenhuma circunstância justifica agressões verbais, especialmente em um ambiente que deve promover convivência, educação e respeito entre atletas, profissionais e equipes.
A instituição informa que a conduta será apurada internamente e que as medidas cabíveis serão adotadas. Reforçamos, ainda, nosso compromisso permanente com a construção de um futebol feminino cada vez mais seguro, respeitoso e digno para todas as pessoas envolvidas.
As Guerreiras Grenás também parabenizam o São Paulo Futebol Clube pela classificação à final do Campeonato Brasileiro Sub-20, reconhecendo a campanha realizada pela equipe e desejando uma decisão à altura da grandeza da competição.
Reafirmamos que atitudes ofensivas, discriminatórias ou desrespeitosas não serão toleradas em nosso ambiente.
Ao vivo







































