Atlético defende longa invencibilidade contra equipes argentinas na Libertadores; última derrota foi para maior rival do Central e em Rosario | OneFootball

Atlético defende longa invencibilidade contra equipes argentinas na Libertadores; última derrota foi para maior rival do Central e em Rosario | OneFootball

Icon: Fala Galo

Fala Galo

·07 de maio de 2024

Atlético defende longa invencibilidade contra equipes argentinas na Libertadores; última derrota foi para maior rival do Central e em Rosario

Imagem do artigo:Atlético defende longa invencibilidade contra equipes argentinas na Libertadores; última derrota foi para maior rival do Central e em Rosario

Por Hugo Fralodeo 7 mai 2024 9:02

Nesta terça-feira (7), o Galo volta a campo pela principal competição sul-americana de clubes. O Alvinegro reencontra o Rosario Central, que venceu por 2 a 1 na primeira partida de Libertadores disputada na Arena MRV, às 19h, no estádio Gigante de Arroyito – com portões fechados -, na quarta rodada do Grupo G.


Vídeos OneFootball


Com 100% de aproveitamento na Copa, o Alvinegro pode assegurar sua vaga nas oitavas de final nesta noite. Para tanto, basta vencer os centralistas, que a parada estará resolvida. Combinando a vitória com um tropeço do Peñarol, que enfrenta o Caracas, simultaneamente, na Venezuela, a liderança da chave também será confirmada, então o Atlético passa a pensar na disputa pela liderança geral.

Pelo retrospecto, o resultado é imprevisível

Baseando no retrospecto, nem o mais os profetas seriam capazes de palpitar. Mesmo dependendo uma longa invencibilidade contra equipes argentinas na Libertadores e sem a força da torcida Canalla, não será tarefa das mais fáceis para o Galo, que nunca venceu os centralistas nos seus domínios.

Se está há mais de uma década sem terminar um jogo da Copa derrotado por um clube hermano, o Alvinegro tem uma derrota e um empate nas duas vezes que visitou o palco desta noite.

Na controversa decisão da Copa Conmebol de 1995, os aurinegros – que tinham Chacho Coudet como meio-campista – devolveram o 4 a 0 que sofreram no Mineirão e levantaram a taça após superar Taffarel na disputa de pênaltis. Três anos mais tarde, em 1998, dessa vez pelas semifinais, o Galo levou a pior mais uma vez. O embate começou com um empate por 1 a 1 no Gigante de Arroyito e terminou com uma vitória centralista pelo placar mínimo no Gigante da Pampulha.

🇦🇷 Atlético no Gigante de Arroyito:

❌ 19/12/1995 – Rosario Central (4) 4×0 (3) Atlético – Final da Copa Conmebol (Gigante de Arroyito)

⚖️ 9/9/1998 – Rosario Central 1×1 Atlético – Semifinal da Copa Conmebol (Gigante de Arroyito)

Cuidado com o ‘Mineiro’

Voltando à invencibilidade contra os hermanos, a última vez que o Atlético foi derrotado por um clube do país na Libertadores foi na ida da semifinal da lendária edição de 2013, justamente para o maior rival do Central, o Newell’s Old Boys, por 2 a 0, a menos de 5 km do Gigante de Arroyito, no Marcelo Bielsa, estádio dos Leprosos.

De lá para cá, foram dez jogos do ‘Mineiro’ contra argentinos pela Copa, com seis vitórias e quatro menores, incluindo o jogo da volta contra o Newell’s, no Independência, e outras eliminatórias vencidas, contra Racing, Boca Juniors e River Plate.

⚔️ Últimos dez jogos do Atletico contra argentinos na Libertadores:

✅ 10/7/2013 – Atlético (3) 2×0 (2) Newell’s Old Boys – Semifinal (Independência)

⚖️ 27/4/2016 – Racing 0x0 Atlético – Oitavas de final (El Cilindro, Avellaneda)

✅ 4/5/2016 – Atlético 2×1 Racing – Oitavas de final (Independência)

⚖️ 8/3/2017 – Godoy Cruz 1×1 Atlético – Fase de grupos (Malvinas Argentinas, Mendoza)

✅ 16/5/2017 – Atlético 4×1 Godoy Cruz – Fase de grupos (Independência)

⚖️ 13/7/2021 – Boca Juniors 0x0 Atlético – Oitavas de final (La Bombonera, Buenos Aires)

⚖️ 20/7/2021 – Atlético (3) 0x0 (1) Boca Juniors – Oitavas de final (Mineirão)

✅ 11/8/2021 – River Plate 0x1 Atlético – Quartas de final (Monumental de Núñez, Buenos Aires)

✅ 18/8/2021 – Atlético 3×0 River Plate – Quartas de final (Mineirão)

✅ 10/4/2024 – Atlético 2×1 Rosario Central – Fase de grupos (Arena MRV)

O problema é Santa Fe

Em Buenos Aires, Avellaneda, Mendoza ou Belo Horizonte, só dá Galo. O grande problema é quando o Alvinegro visita à província de Santa Fe, a cerca de 300 km da capital argentina, onde está localizada Rosario.

Sabemos que o Atlético está invicto contra hermanos há 11 anos pela Libertadores. Porém, pela Copa Sulamericana, não é bem assim. Em suas duas últimas participações na competição, o maior de Minas foi eliminado para clubes santafecinos.

Em 2020 – há quem diga que foi melhor assim -, logo na primeira rodada, o time de Rafael Dudamel perdeu para o Unión, por 3 a 0, no estádio 15 de Abril, em Santa Fe de la Vera Cruz. Na volta, o 2 a 0 no Independência não foi suficiente.

Cinco meses antes, nas semifinais da edição de 2019, também na capital da província, o Galo saiu na frente no Estanislao López, mas sofreu a virada. Mesmo devolvendo o 2 a 1 no Mineirão, o Alvinegro caiu nas penalidades.

Ou seja, para garantir a classificação nesta noite, o Atlético precisará quebrar o tabu de nunca ter vencido em Santa Fe. Juntando as duas partidas pela Sulamericana, a embate contra o Newell’s que marcou a última derrota contra o argentino na Libertadores e os confrontos anteriores com o Central pela Copa Conmebol, são quatro derrotas e um empate nas cinco visitas anteriores à província.

🚫 Atlético na província de Santa Fe:

❌ 19/12/1995 – Rosario Central (4) 4×0 (3) Atlético – Final da Copa Conmebol (Gigante de Arroyito)

⚖️ 9/9/1998 – Rosario Central 1×1 Atlético – Semifinal da Copa Conmebol (Gigante de Arroyito)

❌ 2/07/2013 – Newell’s Old Boys 2×0 Atlético – Semifinal da Libertadores (Marcelo Bielsa)

❌ 19/09/2019 – Colón 2×1 Atlético – Semifinal da Copa Sulamericana (15 de Abril)

❌ 06/02/2020 – Unión 3×0 Atlético – Primeira rodada da Copa Sulamericana (Estanislao López)

Saiba mais sobre o veículo