Jogada10
·23 de dezembro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·23 de dezembro de 2024
O Finalización da Colômbia ficou com o Atlético Nacional. No duelo decisivo contra o Tolima, em Medellín, o Verdolaga venceu por 2 a 0 e consolidou a conquista do seu 18° troféu na principal liga do país.
Já com seis minutos de bola rolando, os donos da casa abriram caminho para o título com o atacante Alfredo Morelos. Logo após bonita ação de pivô feita pelo lateral Andrés Román, o nome que está no clube por empréstimo do Santos bateu forte, no canto oposto de William Cuesta.
Ainda na etapa inicial, aos 31, o próprio Román aumentou a dianteira da equipe da casa em contra-ataque letal. Após retomada da posse perto do meio-campo, Marino Hinestroza disparou ao ataque onde Andrés acompanhou a corrida e ficou livre de marcação. Desse modo, o camisa 6 recebeu em condições de finalizar cruzado, novamente superando Cuesta.
Apesar de ter o domínio da situação, o Atlético não hesitou em ter postura com base em transições rápidas. Assim, mesmo com desvantagem na posse de bola, os comandados pelo técnico mexicano Efraín Juárez terminaram o confronto com mais finalizações gerais bem como na direção da meta do Tolima.
Andrés Román marcou o tento que sacramentou conquista do Atlético Nacional – Foto: Divulgação
Com a conquista do clube da região montanhosa da Colômbia, os classificados para as principais competições continentais ficaram da seguinte maneira:
Colômbia 1: Atlético Bucaramanga (campeão do Apertura)
Colômbia 2: Atlético Nacional (campeão do Finalización)
Colômbia 3: Tolima (maior pontuação geral)
Colômbia 4: Independiente Santa Fe (2ª maior pontuação geral)
Colômbia 1: Millonarios (maior pontuação geral fora da Libertadores)
Colômbia 2: Once Caldas (2ª maior pontuação geral fora da Libertadores)
Colômbia 3: Junior Barranquilla (3ª maior pontuação geral fora da Libertadores)
Colômbia 4: América de Cali (4ª maior pontuação geral fora da Libertadores).