Deus me Dibre
·17 de agosto de 2025
Atlético sai na frente mas toma virada e perde primeira na Arena MRV

In partnership with
Yahoo sportsDeus me Dibre
·17 de agosto de 2025
Atlético e Grêmio se enfrentaram na tarde deste domingo (17), na Arena MRV, em jogo válido pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Atlético ia a campo em busca de se firmar na parte de cima da tabela do Brasileiro, enquanto o Grêmio buscava superar um momento de crise, vindo de três derrotas seguidas no Brasileirão e querendo se distanciar da zona de rebaixamento.
Para o duelo desta tarde, Cuca promoveu muitas mudanças na equipe, algumas por necessidade, outras pra testar novas peças na equipe. As principais mudanças vieram na saída de Lyanco, que teve uma lesão muscular na coxa esquerda detectada, entrando o chileno Iván Román em seu lugar. Alexsander assumiu a titularidade, assim como Reinier, que havia estreado no último jogo. Desta forma, o time alvinegro foi a campo desta forma:
O Galo começou o jogo com ímpeto, mantendo a posse de bola e tentando pressionar o Grêmio. Hulk, agora jogando mais à frente, era acionado tanto pelos meias quanto pelos laterais. Aos 5 minutos da partida, Tiago Volpi já havia sido obrigado a trabalhar para impedir um gol alvinegro em lance de escanteio. Mas, mesmo com esse domínio, o time de Cuca apresentava algumas dificuldades para criar chances claras para finalizar, uma vez que a postura do time comandado por Mano Menezes deixava muitos marcadores no campo de defesa.
Já passado da metade do primeiro tempo, mesmo com mais posse de bola, o Atlético apostava mais nas ligações diretas para chegar ao campo de ataque e via como resposta um Grêmio que espelhava a mesma ideia de jogo, com bolas longas buscando seus jogadores mais abertos. Quando tentava criar com passes mais curtos, o Galo batia de frente com uma defesa muito bem postada e ficava com uma posse de bola pouco efetiva.
Se com a bola rolando as coisas não se resolviam, foi na bola parada a solução para o Galo abrir o placar: Hulk, na entrada da área, rolou para Scarpa, que acertou um chute perfeito, no ângulo direito de Tiago Volpi, sem qualquer chance para o goleiro gremista. Atlético 1 a 0 aos 38 minutos da primeira etapa. Na sequência, o Grêmio ainda perdeu Villasanti, que numa disputa de bola torceu o joelho e precisou ser substituído por Dodi.
E o jogo que se encaminhava para um final com vitória parcial do Galo, viu na bola parada o Grêmio buscar o empate: em cobrança de escanteio de Marlon, Edenilson achou um espaço pequeno entre a defesa atleticana para empurrar a bola para o fundo do gol, no contrapé de Everson. Atlético 1 a 1 Grêmio, aos 45 da etapa inicial. Com 4 minutos de acréscimo, o time não teve nem tempo de responder e o jogo foi empatado para o intervalo.
A segunda etapa começou sem novas mudanças nas equipes e no mesmo ritmo em que terminou, com o Atlético subindo a pressão pra cima do Grêmio, mas com muitas dificuldades em criar boas jogadas com a bola rolando e em troca de passes. O Grêmio seguia fechando os espaços na defesa e priorizando o contra-ataque e as bolas longas, mas pouco efetivas.
E mais uma vez a bola parada fez a diferença: numa das poucas chegadas do Grêmio, o clube do sul conseguiu o escanteio. No levantamento de Marlon para a área, Ronald escorou e Balbuena, livre, conseguiu finalizar para o gol. Foi a virada gremista aos 13 minutos. Atlético 1 a 2 Grêmio.
A resposta do Cuca foi fazer a primeira substituição no Atlético, que já estava programada: Rony entrou no lugar de Reinier, fortalecendo o setor ofensivo. Mas a principal mudança na partida aconteceu aos 20 minutos, quando Carlos Vinícius, atacante do Grêmio, foi expulso por acertar o cotovelo no rosto de Ivan Román. Aproveitando o jogador a mais em campo, Cuca fez nova mudança, colocando Biel no lugar de Natanael e subindo ainda mais o seu time para o ataque.
Mas não demorou muito para que as coisas se equilibrassem, em um lance de ataque do Grêmio aos 30 minutos, Cuello fez falta e acabou pisando na barriga do jogador adversário. O árbitro foi chamado ao VAR e corrigiu o cartão, trocando o amarelo pelo vermelho e expulsando o atacante, deixando tudo igual, com 10 em campo para cada lado. O jogo a partir desse momento se tornou ainda mais truncado, com poucas criatividade no ataque de ambos os lados e muitos passes errados.
Cuca fez suas últimas substituições e empilhou jogadores de frente na equipe: Júnior Santos entrou no lugar de Iván Román e Igor Gomes no lugar de Alexsander, para tentar buscar o empate e a virada na Arena MRV. Mas as melhores chances seguiam sendo na bola parada, Junior Alonso quase conseguiu o empate em uma cabeçada após cobrança de escanteio, mas a bola subiu muito.
Do outro lado, o Grêmio, em sua primeira troca de passes curtos e jogada trabalhada, conseguiu ampliar o placar: após jogada bem trabalhada na entrada da área, André recebeu livre entre os zagueiros e serviu Aravena, livre, que só empurrou sem goleiro. Atlético 1 a 3 Grêmio, matando o jogo na Arena MRV. Antes do jogo acabar, ainda houve tempo para duas expulsões: Dodi e Junior Alonso se desentenderam após uma falta e ambos foram expulsos. O VAR chegou a chamar o árbitro para revisar os cartões, mas ele manteve a decisão de campo.
Com acréscimos de 9 minutos, o jogo não se desenrolou muito mais do que já vinha acontecendo ao longo da etapa final e acabou com a vitória gremista, a primeira derrota do Atlético na Arena MRV neste Campeonato Brasileiro. Atlético 1 a 3 Grêmio.
Agora o Atlético volta suas atenções à Copa Sul-Americana, onde enfrenta o Godoy Cruz, na Argentina, pelo jogo de volta das oitavas de final da competição. O jogo acontece na quinta-feira (21), às 19 horas, e basta um empate para que o Galo – que venceu a partida de ida por 2 a 1 – avance na competição.