Atlético tem quinto pior ataque do Brasileirão; atacantes marcaram apenas 21 gols | OneFootball

Atlético tem quinto pior ataque do Brasileirão; atacantes marcaram apenas 21 gols | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Fala Galo

Fala Galo

·02 de dezembro de 2025

Atlético tem quinto pior ataque do Brasileirão; atacantes marcaram apenas 21 gols

Imagem do artigo:Atlético tem quinto pior ataque do Brasileirão; atacantes marcaram apenas 21 gols

Por Jonatas Berto

Após 36 rodadas de Campeonato Brasileiro, o Atlético tem o quinto pior ataque de toda a competição. Isso é o que aponta o levantamento feito pelo Fala Galo, utilizando a plataforma “Sofascore”, e o departamento de estatística esportiva da UFMG.


Vídeos OneFootball


Sem marcar gols contra o Fortaleza, o Galo acumula 38 gols marcados a favor – uma média de praticamente um gol por jogo. Essa é a pior marca ofensiva do clube desde 2019. Para comparação, o time campeão brasileiro em 2021 foi às redes 67 vezes, média quase duas vezes maior que a de 2025. O time atual passou “em branco”, sem marcar nenhum gol, em 14 rodadas.

O artilheiro Alvinegro no Brasileirão segue sendo o ídolo Hulk, que marcou sete gols em 31 aparições. Atrás dele vem Rony, com seis tentos em 33 jogos. Considerando toda a “linha de frente”, os atacantes do Galo foram responsáveis por apenas 21 gols em todo o torneio, até aqui. Para novo efeito de comparação, somente Hulk foi responsável por 15 gols, na edição de 2023.

Problema é mais complexo

Após a derrota para o Fortaleza, no último domingo (30), Hulk fez críticas públicas à maneira como o Galo vem atuando, nos últimos anos. Segundo o ídolo Atleticano, os últimos esquemas de jogo têm sido mais “reativos”, e com menos proposição.

Considerando 2025, a falta de gols tem sido um problema não apenas na gestão do técnico Jorge Sampaoli. Sob o comando de Cuca, predecessor do argentino, o time marcou apenas 19 gols em 20 rodadas, média inferior aos 19 gols em 16 jogos de Brasileirão, sob a gestão da nova comissão técnica. E mesmo com uma aparente “melhora”, a produção ofensiva segue com uma média abaixo do ideal. O problema parece ir além da tática.

De qualquer forma, os números apontam a falta de efetividade, de um ataque que falhou nos principais momentos da temporada. Acima de qualquer análise ou opinião, a estatística ajuda a entender a real necessidade de uma reformulação de elenco, aumentando a qualidade das opções no elenco do Galo.

Buscando dias melhores lá na frente, e fugir de vez da luta contra o rebaixamento, o Atlético recebe o Palmeiras, na Arena MRV, nesta quarta (3).

Gols do Galo marcados por atacantes, no Brasileiro (até a 36ª rodada)

  • Hulk 7
  • Rony 6
  • Dudu 2
  • Junior Santos 2
  • Cuello 1
  • Bernard 1
  • Gabriel Teixeira 1
  • João Marcelo 1
Saiba mais sobre o veículo