Atlético visita clubes europeus para observar categorias de base e sistemas de análise | OneFootball

Atlético visita clubes europeus para observar categorias de base e sistemas de análise | OneFootball

Icon: Fala Galo

Fala Galo

·26 de março de 2024

Atlético visita clubes europeus para observar categorias de base e sistemas de análise

Imagem do artigo:Atlético visita clubes europeus para observar categorias de base e sistemas de análise

Por Hugo Fralodeo 26 mar 2024 20h50

Na última semana, representantes do Atletico viajaram a Europa para visitas em quatro clubes europeus.


Vídeos OneFootball


O CEO Bruno Muzzi e o coordenador de Analytics do CIGA, Rodrigo Picchioni, conheceram as instalações e o trabalho de Benfica e Sporting, de Portugal, e de Arsenal e Tottenham, da Inglaterra.

Com o intuito de parametrizar o trabalho do Centro de Inteligência do Galo, nas categorias de base e análise, e o que é praticado nos clubes do Velho Continente, como conta Muzzi:

“A partir das visitas que fizemos, já desenvolvemos um material com detalhamento técnico dos trabalhos realizados por esses clubes. Há um entendimento de como é importante o investimento na infraestrutura, tanto de equipamentos quanto de pessoas e tecnologia”.

Em Lisboa, a dupla conheceu mais sobre a captação dos encarnados e dos leões, além do processo de formação. Foi observado questões desde a alimentação dos atletas, as competições que disputam e a integração entre as categorias inferiores e o grupo principal dos clubes.

Em Londres, a visita começou no CT dos Spurs e ao Tottenham Hotspur Stadium, onde os dois receberam informações acerca do trabalho de sustentabilidade financeira do clube de Haringey. No CT dos Gunners, o foco foi na análise e scout.

Depois de participar do OptaForum, evento anual que seleciona propostas de projetos de pesquisa no futebol, o analista de dados do CIGA, Léo Martins, que desenvolveu uma nova métrica de avaliação da eficácia de uma equipe nas aços com a bola para gerar chances de gol, se juntou a Muzzi e Picchioni.

Paralelamente, Fernando Ziskind, coordenador de scouting do CIGA, esteve em Roma, na Itália, como o único representante da América do Sul, para o TransferRoom, que reúne clubes dos quatro cantos para  a criação de conexões para transferências de atletas.

Saiba mais sobre o veículo