Atlético x América: prováveis times, curiosidades, retrospecto, arbitragem e onde assistir | OneFootball

Atlético x América: prováveis times, curiosidades, retrospecto, arbitragem e onde assistir | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Fala Galo

Fala Galo

·21 de fevereiro de 2026

Atlético x América: prováveis times, curiosidades, retrospecto, arbitragem e onde assistir

Imagem do artigo:Atlético x América: prováveis times, curiosidades, retrospecto, arbitragem e onde assistir

Foto: Pedro Souza / Atlético

Por: Thiago Florêncio


Vídeos OneFootball


Neste domingo (22), às 18h, na Arena MRV, em Belo Horizonte, Atlético e América entrarão em campo para o primeiro duelo das semifinais do Campeonato Mineiro. A partida terá transmissão ao vivo da TV Globo (TV aberta) e Premiere (Pay-Per-View). E a partir de agora, você confere todos os detalhes que antecedem o duelo.

O Atlético chega para o confronto contra o América sem desfalques e suspensões. O técnico interino Lucas Gonçalves fará seu último jogo à frente da equipe, já que o clube alvinegro deve anunciar Eduardo Domínguez, treinador do Estudiantes, como seu novo comandante. Inclusive, o argentino deve desembarcar em Belo Horizonte na próxima terça-feira (24).

Voltando para o duelo, é provável que Lucas Gonçalves mantenha o mesmo esquema da equipe que goleou o Itabirito na 8ª rodada da fase de grupos. O zagueiro Lyanco e o volante Alexsander ainda continuam em fase de recuperação de suas lesões no departamento médico, e portanto, seguem de fora.

Suspensos

Não há.

Lesionados

Lyanco (recuperação ruptura do tendão de Aquiles do tornozelo esquerdo) e Alexsander (recuperação ruptura do ligamento colateral medial do joelho esquerdo).

Pendurados

Não há.

Imagem do artigo:Atlético x América: prováveis times, curiosidades, retrospecto, arbitragem e onde assistir

Sendo assim, o provável time titular do Galo para encarar o Coelho tem: Everson; Angelo Preciado, Ruan, Vitor Hugo e Renan Lodi; Maycon, Alan Franco, Victor, Gustavo Scarpa; Dudu e Hulk. Técnico: Lucas Gonçalves (Interino).

O América chegou a esta semifinal depois de uma vitória polêmica na última rodada contra o North. O técnico Alberto Valentim deve repetir o mesmo esquema utilizado na partida contra o Cruzeiro, contando com uma linha composta por cinco defensores. Por isso, o zagueiro Ricardo Silva deve retornar ao time após ficar de fora por conta de uma lesão muscular na coxa esquerda. Já na lateral-direita, Maguinho também se recuperou de lesão e deve ganhar a vaga de Léo Alaba entre os titulares. Por fim, no ataque, a tendência é que Segovinha e Willian sejam mantidos no time titular.

Suspensos

Não há.

Lesionados

Não há.

Pendurados

Não há.

Imagem do artigo:Atlético x América: prováveis times, curiosidades, retrospecto, arbitragem e onde assistir

Sendo assim, o provável time titular do América para encarar o Atlético tem: Gustavo; Maguinho, Emerson Santos, Ricardo Silva, Rafa Barcelos e Artur; Felipe Amaral, Eduardo Person e Yago Souza; Matías Segóvia e Willian. Técnico: Alberto Valentim.

Retrospecto favorece o Atlético

O clássico começou em 15 de novembro de 1913, no antigo Prado Mineiro, com empate por 1 a 1. Ao longo da história, foram 432 confrontos, com 213 vitórias do Atlético, 112 empates e 107 triunfos do América.

Desde 1992, o Atlético não é eliminado pelo rival em mata-mata estadual. Nas seis decisões disputadas no período, o Galo levou vantagem em todas. O único revés recente ocorreu em 2024, quando perdeu um dos jogos por 2 a 1, fora de casa, mas avançou no confronto. 

– 1998 – América 2 x 3 Atlético (Arena Independência) e Atlético 3 x 1 América (Mineirão); – 2011 – América 1 x 3 Atlético (Arena do Jacaré) e Atlético 2 x 1 América (Arena do Jacaré); – 2014 – América 1 x 4 Atlético (Arena Independência) e Atlético 1 x 1 América (Mineirão); – 2018 – Atlético 1 x 0 América (Mineirão) e América 0 x 2 Atlético (Arena Independência); – 2020 – Atlético 2 x 1 América (Mineirão) e América 0 x 3 Atlético (Arena Independência); – 2024 – Atlético 2 x 0 América (Arena MRV) e América 2 x 1 Atlético (Arena Independência).

No recorte geral dessas disputas, são 12 partidas, com 10 vitórias atleticanas, um empate e um triunfo americano. O ataque alvinegro marcou 27 gols e sofreu 10.

A última conquista estadual do América ocorreu em 2016, justamente contra o Atlético. O Coelho venceu a ida por 2 a 1 e empatou a volta por 1 a 1. Danilo Barcelos marcou os três gols do título.

Reinaldo é o maior artilheiro do clássico, com 19 gols. A maior goleada atleticana foi 6 a 1, em 1938. O América aplicou 7 a 2, em amistoso de 1952.

Arbitragem

Atlético e América solicitaram à CBF um árbitro de fora de Minas Gerais. O paulista Matheus Delgado Candançan comandará a partida. Ele será auxiliado por Brígida Cirilo (AL) e Thiaggo Labe (SC). O VAR ficará a cargo de Rodrigo Nunes de Sá (RJ).

Imagem do artigo:Atlético x América: prováveis times, curiosidades, retrospecto, arbitragem e onde assistir

Candançan apitou recentemente o empate por 3 a 3 entre Atlético e Remo. Na ocasião, marcou 25 faltas e aplicou dois cartões amarelos, ambos para o time paraense.


Saiba mais sobre o veículo