Fala Galo
·07 de fevereiro de 2026
Atlético x Athletic: prováveis escalações, análise, curiosidades e arbitragem

In partnership with
Yahoo sportsFala Galo
·07 de fevereiro de 2026

Foto: Pedro Souza / Atlético
Por: Thiago Florêncio
O Atlético recebe o Athletic neste sábado (7), às 18h30, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro. A partida terá transmissão do SporTV (TV fechada), e pelo Premiere (Pay-Per-View).
O Atlético chega ao confronto deste sábado pressionado por uma resposta à torcida. Na última semana, a equipe teve atuação abaixo do esperado e acabou derrotada pelo Bragantino por 1 a 0, em Bragança Paulista, pelo Brasileirão. Pelo Campeonato Mineiro, porém, o time alvinegro venceu o Pouso Alegre por 3 a 1, fora de casa, resultado que deve levar o técnico Jorge Sampaoli a manter a “base alternativa” da equipe.
A principal novidade é o atacante Mateo Cassierra, contratado junto ao Zenit, da Rússia, que ficará como opção no banco e pode ser utilizado ao longo da partida. Entre os desfalques, Alexsander e Lyanco seguem em recuperação de lesão e continuam fora.
Não há.
Lyanco (recuperação de lesão no tendão de Aquiles da perna esquerda) e Alexsander (recuperação de lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo).
Vitão e Alan Franco.

Provável Atlético: Everson; Ángelo Preciado (Natanael), Iván Román, Vítor Hugo e Pascini; Alan Franco, Maycon e Igor Gomes; Gustavo Scarpa, Tomás Cuello e Reinier. Técnico: Jorge Sampaoli.
Do outro lado, o Athletic vive momento delicado no campeonato. A equipe de São João del-Rei vem de derrota em casa por 3 a 0 para o Uberlândia e luta para se afastar da zona de rebaixamento. O cenário reforça a estratégia de um time mais reativo na Arena MRV, apostando em linhas baixas e transições rápidas.
O técnico Rui Duarte terá um desfalque relevante. O goleiro Robert, emprestado pelo Atlético, não poderá atuar. Para utilizá-lo, o Athletic teria de pagar multa de R$ 1 milhão, valor descartado pela diretoria. Com isso, Eduardo Freire assume a posição. O atacante Luiz Felipe também é dúvida após ser substituído na última rodada pelo Protocolo de Concussão. Caso não reúna condições, Leandro Alves deve iniciar a partida. O departamento médico segue cheio, o que limita as opções no banco.
Não há.
Sidimar (lesão no menisco lateral), Rodrigo Gelado (lesões no ligamento cruzado anterior e nos meniscos lateral e medial), Fabrício Isidoro (lesão no menisco medial) e Max (lesão no menisco lateral do joelho direito).
Cabezas, Edson Miranda, Gabriel Carioca, Kauan Lindes e Leandro Alves.

Provável Athletic: Eduardo Freire; Zeca, Jhonathan, Gabriel Índio e Enzo; Ian Luccas, Gian Cabezas e David Braga; Luiz Felipe (Leandro Alves), Dixon Vera e Ronaldo Tavares. Técnico: Rui Duarte.
O primeiro duelo entre Atlético e Athletic ocorreu em 1916, ainda nos primórdios do futebol mineiro, com vitória alvinegra por 1 a 0. O Athletic, fundado em 1909, é um dos clubes mais antigos do Estado, mas passou quase cinco décadas afastado do futebol profissional, retornando apenas em 2018.
Apesar do amplo favoritismo histórico do Atlético, o confronto ganhou novos capítulos recentes. Em 2023, o Athletic venceu o Galo por 1 a 0 em São João del-Rei, pela semifinal do Mineiro.
A Federação Mineira de Futebol escalou Antônio Márcio Teixeira da Silva para apitar a partida. Os auxiliares serão Celso Luiz da Silva e Magno Arantes Lira. O VAR ficará sob responsabilidade de Leonardo Rotondo Pinto.
SIGA OS PERFIS DO FALA GALO: BlueSky X/Twitter Instagram YouTube Threads Google Notícias WhatsApp Telegram TikTok








































