Atrás apenas de Haaland, ex-Cruzeiro brilha e leva prêmio raro na Premier League | OneFootball

Atrás apenas de Haaland, ex-Cruzeiro brilha e leva prêmio raro na Premier League | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·12 de dezembro de 2025

Atrás apenas de Haaland, ex-Cruzeiro brilha e leva prêmio raro na Premier League

Imagem do artigo:Atrás apenas de Haaland, ex-Cruzeiro brilha e leva prêmio raro na Premier League

Igor Thiago foi uma aposta do Brentford na janela do verão europeu de 2024, com a indicação do então treinador, Thomas Frank. Uma lesão no joelho, contudo, atrapalhou os planos do ex-Cruzeiro no futebol inglês, mas as 30 milhões de libras investidas para tirá-lo do Club Brugge estão valendo a pena. 

Agora sob o comando de Keith Andrews, o brasileiro acaba de ser eleito o melhor jogador de novembro na Premier League, sendo apenas o sexto jogador nascido no Brasil a conquistar tal premiação (confira a lista mais abaixo).  


Vídeos OneFootball


Foram cinco gols marcados em quatro jogos, sendo dois em cada uma das vitórias sobre o Newcastle e o Burnley (ambas por 3 a 1), e outro na derrota por 2 a 1 diante o Brighton. Igor Thiago é o vice-artilheiro da Premier League, atrás apenas do fenômeno Erling Haaland, que já tem 15 gols. Com 11, o brasileiro tem os mesmos quatro gols de diferença com vantagem para o terceiro lugar na lista dos goleadores, que é dividido entre Danny Welbeck e Mateta.

Surpresa até para o treinador

Depois de marcar dois contra o Burley, o atacante de 24 anos foi bastante elogiado pelo técnico do Brentford, que não escondeu sua surpresa com o rendimento excelente nesta primeira metade da temporada inglesa. 

"Sendo honesto, não esperava. Pois isso não é normal para um jogador vindo do futebol búlgaro, belga, que ficou fora um ano lesionado, mais ou menos, e ter um impacto na Premier League como ele está tendo", disse Andrews. 

"Eu provavelmente estaria mentindo se dissesse isso (que previa o impacto). Eu sabia que ele teria um impacto significativo na liga por causa de seus atributos físicos e do tipo de jogador que ele é, mas o número de gols e desempenho geral têm sido realmente impressionantes", completou. 

Desejo do ex?

Se não conseguiu aproveitar Igor Thiago em condições no Brentford, Thomas Frank parece não ter se esquecido do brasileiro. Agora no comando do Tottenham, o técnico dinamarquês quer levá-lo para Londres. 

Com a proximidade da abertura do mercado de inverno do futebol europeu, agora em janeiro, o atacante estaria na mira não apenas dos Spurs, mas também do Aston Villa, do Newcastle, e de algumas equipes do futebol espanhol. 

São várias especulações que vão desde uma tentativa de empréstimo por parte do Tottenham, até uma pedida de 70 milhões de libras pelo jogador. Quem observa de longe e com muito interesse esta movimentação é o Cruzeiro, clube formador do jogador que pode embolsar um bom dinheiro em caso de transferência.

Poucos brasileiros ganharam o prêmio

Eleito o melhor da Premier League em novembro, Igor Thiago tornou-se apenas o sexto brasileiro a conseguir este feito. Apesar de contar com nomes que já fizeram história nos gramados ingleses, como Roberto Firmino e Philippe Coutinho, por exemplo, o futebol brasileiro empata agora com a Nigéria, País de Gales, Irlanda e Bélgica nesta premiação, atrás do Egito, Argentina, Espanha, Portugal, França e Holanda (confira a lista completa aqui).

E os brasileiros que já foram jogadores do mês provavelmente não são aqueles que seriam mais citados pelos torcedores: Rodrigo Muniz foi o eleito em marco de 2024, quando atuava pelo Fulham; Lucas Moura venceu em agosto de 2018, pelo Tottenham; David Luiz ganhou em março de 2011, quando defendia o Chelsea; Edu dividiu o prêmio com Dennis Bergkamp em fevereiro de 2004, com a camisa do Arsenal; e Juninho Paulista foi o primeiro a ter a honra, em março de 1997, no Middlesbrough.

Saiba mais sobre o veículo