Gazeta Esportiva.com
·29 de janeiro de 2026
Atuações do São Paulo: Luciano e Arboleda comandam virada sobre o Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·29 de janeiro de 2026

O São Paulo bateu o Flamengo de virada por 2 a 1 na noite da última quarta-feira, no Morumbis, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Luciano e Arboleda foram personagens decisivos para a vitória, enquanto outros nomes também ganharam destaque, como Danielzinho, Marcos Antônio, Rafael e Sabino. Já Maik e Alan Franco destoaram um pouco dos companheiros.
Luciano participou diretamente dos dois gols do São Paulo. O camisa 10 se posicionou muito bem para marcar o gol de empate do Tricolor de cabeça. Além disso, também fez movimentação precisa no lance do segundo tento e cruzou para o meio da área. Pulgar afastou mal e, na sobra, Danielzinho — que dominou o meio-campo na marcação — estufou as redes de Rossi.
Já Arboleda foi essencial para a vitória do São Paulo. O zagueiro foi excelente nas coberturas e se sobressaiu na marcação individual de Pedro, não deixando o centroavante do Flamengo jogar. Segundo o Sofascore, o equatoriano completou cinco desarmes e realizou sete cortes, além de ter recuperado sete bolas. Também ganhou oito de nove duelos pelo chão, sendo o pilar defensivo da equipe.
No setor defensivo, Sabino também não ficou para trás. O zagueiro também fez uma partida bastante segura defensivamente e completou oito cortes, com mais três desarmes e cinco de sete duelos ganhos pelo chão. Vale também o destaque para Rafael, que fez pelo menos três boas defesas e foi essencial para o São Paulo sair de campo com os três pontos.
Por fim, é necessário falar também de Marcos Antônio. O camisa 8 do São Paulo iniciou a partida em uma rotação abaixo e terminou o primeiro tempo em baixa. Na segunda etapa, porém, ele participou dos dois gols do Tricolor. No primeiro, fez o lançamento para Enzo Díaz, que colocou a bola na cabeça de Luciano. Já no segundo, enfiou bom passe para Luciano, que cruzou para o gol de Danielzinho.
Em contrapartida, nomes como Alan Franco e Maik acabaram destoando dos demais. Os dois acabaram, em muitos momentos, se confundindo na marcação de Cebolinha, que teve muita liberdade para atacar pelo lado esquerdo. Muitas oportunidades do Flamengo surgiram por ali. Ainda assim, o zagueiro e o lateral direito do São Paulo deixaram o campo sem cometer erros defensivos graves.
Com o resultado, o São Paulo encerrou um jejum de três jogos sem vencer — eram um empate e duas derrotas no recorte. O Tricolor ainda estreou com vitória no Campeonato Brasileiro e somou os primeiros três pontos, assumindo a terceira colocação.








































