Esporte News Mundo
·03 de setembro de 2026
Aubameyang se aposenta do Gabão com amplas críticas ao governo do país

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·03 de setembro de 2026

Pierre-Emerick Aubameyang anuncia sua aposentadoria da seleção do Gabão aos 37 anos após ser responsabilizado pelo fracasso da equipe na Copa Africana de Nações. Maior artilheiro da história do país, o atacante afirma ter sido humilhado e ter tido sua imagem manchada por integrantes do governo.
— Me humilharam e mancharam minha imagem quando disputei a Copa Africana de Nações lesionado. Foi a gota d’água, e prefiro deixar assim —, afirmou Aubameyang ao programa Talent d’Afrique, do Canal+.
O desgaste entre o jogador e as autoridades gabonesas ocorreu após a campanha da seleção na competição. O Gabão perdeu as três partidas disputadas e terminou o torneio sem somar pontos, resultado que provocou mudanças na estrutura da equipe.
Após a eliminação, o governo demitiu a comissão técnica, suspendeu temporariamente as atividades da seleção e apontou Aubameyang e Bruno Ecuele Manga entre os responsáveis pelo desempenho. O episódio aumentou a tensão entre o atacante e as autoridades do país.
Na ocasião, o então presidente do Gabão, Brice Clotaire Oligui Nguema, afirmou que “uma parte da identidade nacional” havia sido enfraquecida pelo resultado da equipe. A declaração ocorreu em meio às críticas direcionadas à seleção após a eliminação.
Aubameyang contestou a tentativa de concentrar a responsabilidade nos jogadores e afirmou que os problemas enfrentados pela equipe nacional são mais amplos.
— Acho que os problemas da seleção vão muito além do papel insignificante que desempenho —, disse o atacante.
A saída encerra uma trajetória de destaque com a camisa das “Panteras”. Aubameyang marcou 40 gols em 83 partidas pela seleção e se tornou o maior goleador da história do Gabão, além de ser uma das principais referências da equipe durante mais de uma década.
A despedida acontece enquanto o atacante vive um novo momento no futebol de clubes. Aos 37 anos, Aubameyang começou a temporada em alta pelo Deportivo La Coruña, na Espanha, após construir uma carreira marcada por passagens de destaque no futebol europeu.







































