ecbahia.com
·04 de fevereiro de 2026
Bahia esteve perto de contratar centroavante venezuelano; entenda o caso

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·04 de fevereiro de 2026

O Bahia esteve a poucos detalhes de fechar a contratação por empréstimo do centroavante venezuelano Saúl Guarirapa para a sequência da temporada de 2026.
O jogador, que pertence ao Sochi FC, da Rússia, e está emprestado ao Sharjah FC, dos Emirados Árabes, chegou a ter a interrupção de seu vínculo aprovada pelo clube árabe para se transferir ao Esquadrão.
No entanto, o Grupo City optou por vetar a operação no último momento devido a questões burocráticas e geopolíticas que envolvem o clube detentor dos seus direitos federativos. A informação foi divulgada pelo jornalista Elias López, da imprensa venezuelana.
O principal entrave para a conclusão do negócio não foi técnico ou financeiro, mas sim jurídico. Como os direitos de Guarirapa pertencem ao Sochi FC, da Rússia, o City Football Group identificou que a transação esbarraria em sanções internacionais vigentes que impedem ou dificultam negociações diretas com clubes russos no atual cenário global.
Isto é, o Grupo City evita negociar diretamente com clubes russos neste momento.
Dessa forma, a cúpula que gere o futebol do Bahia decidiu recuar na investida. O atacante era visto como uma opção para aumentar o poder de fogo do elenco de Rogério Ceni, especialmente diante da maratona de jogos que o clube terá pela frente na Libertadores e na Série A 2026 no primeiro semestre.
Com o desfecho negativo na negociação por Guarirapa, a diretoria tricolor mantém o radar ligado no nacional e internacional, mas também reforça a confiança nas peças que já compõem o grupo.
A ascensão meteórica do jovem Dell, que aos 17 anos assumiu a artilharia isolada do time no ano com três gols, é um dos pontos que têm agradado à diretoria do Bahia no começo de 2026. Contudo, internamente entende-se que é necessária a vinda de um 9 sem poder esperar até julho pela possível vinda de Alejo Veliz.
Atualmente com 23 anos, o centroavante venezuelano tem 1,87m de altura e iniciou sua carreira em 2020 pelo Caracas FC. Sua melhor temporada no futebol da Venezuela aconteceu em 2023, quando fez nove gols e cinco assistências em 32 jogos.
Comprado por 900 mil euros pelo FK Sochi, da Rússia, no ano seguinte, ele marcou oito gols em dez partidas no fim da primeira temporada – mas no início da edição seguinte da Liga Russa, só marcou um gol em nove jogos.
Emprestado ao CSKA Moscou, manteve a média baixa de gols: cinco em 29 jogos, retornando ao Sochi, onde não fez gol em seis partidas – e assim permaneceu fora dos planos.
Cedido ao Al Sharjah, dos Emirados Árabes, em 2025, marcou um gol em oito jogos e não agradou.








































