ecbahia.com
·22 de fevereiro de 2026
Bahia faz melhor campanha da história da 1ª fase do Baiano no atual formato

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·22 de fevereiro de 2026

O Bahia encerrou a primeira fase do Baianão confirmando o sucesso do planejamento e se reafirmando como a principal força do estado.
Utilizando o torneio estadual como uma espécie de pré-temporada estendida, o clube conseguiu equilibrar a busca por resultados com o desenvolvimento do elenco, alcançando marcas expressivas antes do início do mata-mata.
Mesmo com a utilização constante de garotos da base e o descanso programado para os jogadores considerados titulares, o Tricolor de Aço quebrou o recorde de pontos da competição no formato atual, que foi implementado em 2018.
O feito reforça a superioridade técnica do grupo comandado por Rogério Ceni, bem como a importância da presença do treinador nesta etapa inicial do campeonato.
Um dos diferenciais para o sucesso da campanha foi a decisão de Rogério Ceni em assumir o comando da equipe desde a primeira rodada, rompendo com o padrão adotado nas últimas duas temporadas.
Sua participação com o time desde a pré-temporada permitiu que o treinador aplicasse sua metodologia de trabalho de forma imediata, facilitando a transição de jovens promessas para o time de cima, entre eles Dell como artilheiro da equipe.
Além do sucesso no Baianão, o Tricolor colheu frutos imediatos nas rodadas iniciais do Brasileirão, com sete pontos ganhos em três rodadas, permitindo que o Esquadrão preserve ainda suas principais peças para os compromissos mais desgastantes do calendário, como a Copa Libertadores.
O rodízio promovido ao longo das nove datas da primeira fase foi fundamental para que o Bahia entrasse nas competições mais importantes do ano com o elenco fisicamente saudável.
Agora, com o recorde de pontos assegurado e a liderança isolada, o foco total do departamento de futebol se volta para a busca por um triunfo na próxima quarta (25), na Arena Fonte Nova. O objetivo é converter o bom momento vivido no estadual em uma classificação no torneio continental, contando com o apoio maciço da torcida tricolor.









































