ecbahia.com
·12 de novembro de 2025
Bahia passa ‘ileso’ no G-5 em nova sequência ruim fora e depende só de si na Série A

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·12 de novembro de 2025

O Bahia voltou a tropeçar jogando fora de casa e, após uma sequência de dois jogos longe de Salvador, chegou à marca negativa de oito partidas sem triunfo como visitante. Apesar disso, passou ileso no que diz respeito à sua colocação dentro do G-5.
Apesar de mais uma sequência sem triunfos fora de casa, o Esquadrão detém uma posição de privilégio: depende apenas dos seus próprios resultados para alcançar o principal objetivo da temporada: uma vaga na fase de grupos da Libertadores 2026.
O empate com o Internacional, fora de casa, fez o Bahia chegar aos 53 pontos, pontuação esta que o grupo que vai à fase de grupos da competição continental. As chances de o Tricolor de Aço disputar a Libertadores, considerando o G-7, são altíssimas, atingindo 97,6%, segundo o Departamento de Matemática da UFMG.
O foco, contudo, é total em garantir o G-5: segundo o blog Gato Mestre, do ge.globo, o Tricolor tem cerca de 50% de chances de confirmar a quinta colocação no fim do campeonato.
A principal razão é o ponto ganho contra o Internacional, enquanto Botafogo e Fluminense também empataram seus jogos na rodada do último fim de semana. Assim sendo, nada se alterou nas posições 5, 6 e 7 do Brasileirão.
O fator que mantém a equipe na zona de classificação direta, apesar do desempenho recente como visitante, é a sua campanha quase perfeita como mandante. O Bahia tem o melhor aproveitamento em casa no Brasileirão (cerca de 81%) e ainda tem três dos cinco jogos restantes na Arena Fonte Nova, seu principal trunfo na competição.
Caso vença os três jogos que restam em casa, o Esquadrão chegará aos 62 pontos, que podem ser suficientes para a quinta colocação se confirmar a depender dos resultados de Botafogo e Fluminense.
Porém, outro objetivo é de voltar a vencer ao menos um jogo fora de casa para não chegar na última rodada dependendo ainda de outros resultados. Até porque, o último jogo será contra o Fluminense, um rival direto, no Maracanã.
Esse objetivo é voltado especialmente para o confronto diante do Juventude, na 36ª rodada, no Alfredo Jaconi, que acontecerá após a série de jogos em casa contra Fortaleza e Vasco, nas rodadas 34 e 35, respectivamente.
Olhando para a reta final de cinco jogos, o próximo desafio para a consolidação do G-5 é em casa, contra o Fortaleza, um adversário que luta contra o rebaixamento.
A pausa para a Data Fifa será utilizada pela comissão técnica para garantir o retorno dos jogadores titulares que vinham fora de combate e alinhar o time taticamente para o sprint final.
O Tricolor de Aço tem em suas mãos a chance de escrever uma nova história, dependendo exclusivamente dos seus resultados para alcançar a fase de grupos da Libertadores em 2026.









































