Bahia será o primeiro adversário brasileiro da história do O’Higgins | OneFootball

Bahia será o primeiro adversário brasileiro da história do O’Higgins | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: ecbahia.com

ecbahia.com

·19 de dezembro de 2025

Bahia será o primeiro adversário brasileiro da história do O’Higgins

Imagem do artigo:Bahia será o primeiro adversário brasileiro da história do O’Higgins

Além de uma disputa eliminatória valendo sobrevivência na busca pela fase de grupos, o sorteio da fase preliminar da Copa Libertadores reservou um fato histórico para o confronto entre Bahia e O’Higgins.

O clube chileno, fundado em 1955, nunca enfrentou uma equipe do Brasil em competições oficiais da Conmebol. Essa será a primeira vez que o time da cidade de Rancagua cruzará o caminho de um representante do futebol brasileiro, tornando o duelo contra o Esquadrão um marco inédito em seus 70 anos de trajetória.


Vídeos OneFootball


Bahia como primeiro adversário brasileiro da história do clube chileno

Embora o O’Higgins não seja um estreante em torneios continentais, suas participações anteriores o colocaram frente a frente com argentinos, uruguaios, paraguaios, peruanos, venezuelanos, bolivianos e colombianos, mas o mapa de confrontos ainda possuía essa lacuna em relação ao Brasil.

Para o Tricolor de Aço, a partida representa a necessidade de se reafirmar como uma das novas forças do continente sul-americano e confirmar o favoritismo para avançar no torneio.

Em participações mais recentes, como em 2014, o O’Higgins esteve no grupo de Cerro Porteño e Lanús, caindo ainda na fase inicial. O fato de o clube nunca ter jogado contra um brasileiro gera uma expectativa diferenciada entre seus torcedores, que veem no Bahia um desafio de alto nível técnico. O clube chileno manda seus jogos no Estádio El Teniente, local que receberá a partida de ida no dia 18 de fevereiro.

A importância da Arena Fonte Nova para o Bahia contra o O’Higgins

A definição deste confronto inédito faz com que o departamento de análise do Tricolor de Aço intensifique a observação sobre o atual momento do futebol chileno. O O’Higgins costuma ser uma equipe que aposta no fator local e na intensidade física, características que Rogério Ceni pretende combater com a manutenção da posse de bola qualificada.

Em 2025, o Esquadrão registrou recordes globais de passes certos, uma ferramenta que será essencial para controlar o ritmo de jogo fora de casa. Mas, será necessário maior taxa de acerto nas finalizações para ter sucesso quando jogar longe da Fonte Nova.

A decisão do confronto será na Arena Fonte Nova, onde o Bahia construiu a base de seus triunfos nas últimas temporadas, em especial no Brasileirão de 2025.

A vantagem de decidir diante de sua torcida é vista como um trunfo, especialmente contra um adversário que não possui experiência em lidar com a pressão de estádios brasileiros lotados.

O objetivo é garantir um resultado seguro em Rancagua para que a festa da classificação seja consolidada diante da nação tricolor.

Saiba mais sobre o veículo