Esporte News Mundo
·06 de outubro de 2025
Bahia vence o Flamengo, encerra sequência negativa e volta à briga pelo G-4

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·06 de outubro de 2025
— Continua depois da publicidade —
Fotos: Rafael Rodrigues / EC Bahia
O Flamengo era considerado o favorito no jogo contra o Bahia, ainda mais levando em conta que o técnico Rogério Ceni nunca havia vencido o Rubro-Negro. Mesmo assim, o Tricolor de aço superou as expectativas e derrotou o adversário por 1 a 0 na Fonte Nova, encerrando uma longa sequência negativa: foram 12 derrotas seguidas contra o Flamengo e 16 jogos sem vitória de Ceni sobre o time carioca.
Mesmo com vários desfalques, o treinador montou uma estratégia ofensiva que soube aproveitar a expulsão precoce de Danilo, do Flamengo, e, mais tarde, de Wallace Yan. O gol decisivo saiu dos pés de Willian José, aos 44 minutos do segundo tempo.
Ceni explicou que optou por atacar com jogadores mais rápidos, como Tiago e Ademir, para explorar os espaços deixados pelo adversário:
“Um triunfo importante contra uma equipe que perde poucos jogos. Acho que fizemos uma escolha boa com o Tiago e o Ademir para explorar a velocidade. A expulsão sai assim. A gente viu o Cruzeiro incomodando o Flamengo dessa forma. A expulsão facilitou o jogo, que estava equilibrado. Com 43 pontos, voltamos à briga pelo G-4. Agradeço aos jogadores pelo empenho. Poderíamos ter pressionado um pouco mais, mas é difícil transmitir todos os recados em campo. Ainda sofremos pela ousadia do treinador deles e pela qualidade do elenco, mas competimos bem hoje”, celebrou o técnico.
Ceni reconheceu que o time ainda precisa de mais entrosamento, mas elogiou a entrega dos jogadores em campo. Sobre os desfalques, detalhou as escolhas que fez para montar o time:
“A linha de defesa com o Gilberto entrou de forma automática. O David deu sinal positivo depois de alguns treinos e teve ao lado o Rezende, que já fez essa função. O Zé Guilherme foi bem contra o Botafogo, mas a escolha foi pelo Iago, que fez uma boa partida hoje. No meio, jogaram Acevedo, Jean e Everton, pela natureza do time. No ataque, entendemos que precisávamos de velocidade para atacar o espaço, por isso escolhemos Ademir e Tiago para explorar as costas do Léo. Faltou um pouco de jogo combinado, mas era a melhor forma de enfrentar o Flamengo. É louvável que muitos aguentaram até o fim.”
O treinador também valorizou o papel da torcida, destacando que o apoio foi fundamental para criar uma atmosfera positiva na Fonte Nova, embora tenha lamentado novamente o estado do gramado, alvo de críticas constantes.
Com o triunfo, o Bahia chegou aos 43 pontos e subiu para o quinto lugar no Campeonato Brasileiro. Ao final, Rogério Ceni resumiu o sentimento da equipe:
“Voltamos à briga pelo G-4.”
Agora, o Tricolor terá uma pausa por conta da Data Fifa e volta a campo no dia 16 de outubro, quando enfrenta o Vitória no Barradão.