Balanço das Categorias de Base em 2025 | OneFootball

Balanço das Categorias de Base em 2025 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Clube Atlético Mineiro

Clube Atlético Mineiro

·23 de dezembro de 2025

Balanço das Categorias de Base em 2025

Imagem do artigo:Balanço das Categorias de Base em 2025

A temporada de 2025 das Categorias de Base do Atlético chegou ao fim com números expressivos dentro e fora de campo. Em um ano de reformulação estrutural e fortalecimento do trabalho técnico, o Galinho conquistou sete títulos, participou de decisões importantes e ampliou a presença em competições nacionais e internacionais. O resultado consolidou, mais uma vez, o protagonismo da formação alvinegra no cenário brasileiro.

SUB-20


Vídeos OneFootball


A categoria Sub-20 foi a que mais passou por transformações ao longo do ano. Após a saída do técnico Dalla Déa, o treinador Leandro Zago assumiu a equipe em 1º de abril e comandou a reestruturação do time. Ao todo, 22 jogadores deixaram o elenco e outros 15 foram contratados.

Imagem do artigo:Balanço das Categorias de Base em 2025

Foto: Daniela Veiga / Atlético

Com a reconstrução, apesar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, os Crias chegaram ao vice-campeonato mineiro, garantindo vaga para a Copa do Brasil 2026, e avançaram até a semifinal da Copa do Brasil desta temporada, encerrando o ano entre os quatro melhores do país – feito que não acontecia desde 2020.

O atacante Louback liderou a artilharia da categoria com 15 gols, sendo o principal goleador do Galinho no Estadual (6) e no Campeonato Brasileiro (7), além de balançar as redes duas vezes na Copa do Brasil.

Atrás dele estão o atacante Pedro Ataíde — um dos que deixaram o clube — com oito gols, e o meia David Kauã, empatado com o recém-chegado atacante Murillo, ambos com seis gols.

Em assistências, seis atletas terminaram a temporada empatados: os meias Natã Barbosa, Cissé, David Kauã e Zé Phelipe; o lateral-direito Lucas Souza e o atacante Alisson Souza, foram responsáveis por quatro passes para gol.

Ainda no início do ano, o goleiro Robert conquistou o título do Sul-Americano Sub-20 pela Seleção Brasileira e foi promovido à equipe profissional. Além dele, o meia Iseppe fez sua estreia no time principal, contra o São Paulo, no MorumBis, no dia 24 de agosto.

O goleiro Pedro Cobra foi convocado para disputar a Copa do Mundo Sub-20 pelo Brasil, realizada nos meses de setembro e outubro, no Chile.

SUB-17

A categoria Sub-17 protagonizou uma das temporadas mais marcantes da história recente da base atleticana. Os Crias levantaram o troféu da Alcans South America Cup, foram campeões do Campeonato Brasileiro (com uma virada histórica na Arena MRV, senoddo este o primeiro título alvinegro do estádio) e encerraram o ano com a conquista do Estadual.

Além disso, a equipe comandada por Henrique Teixeira alcançou as semifinais da Copa Futam Internacional e da Supercopa Capital – terminando ambas de forma invicta, sendo eliminado apenas nas penalidades.

Imagem do artigo:Balanço das Categorias de Base em 2025

Foto: Rafael Leandro / Atlético

Além dos títulos, o time construiu marcas históricas na Arena MRV. Ao todo, o time disputou quatro jogos no estádio e venceu todos. O ataque marcou 14 gols e a defesa sofreu apenas um. O atacante Cauã Soares — artilheiro da categoria no ano, com 22 gols — foi o primeiro atleta a marcar um hat-trick na casa do GALO, na vitória por 6 a 0 sobre o Juventude.

O atacante Jonatas foi o vice-artilheiro da temporada, com 19 gols. Em seguida, vem o atacante João Teixeira, que passou quase um ano se recuperando de uma lesão no joelho esquerdo. Ele retornou na partida contra o Boston, pelo Octogonal Final do Estadual, no dia 4 de outubro, e balançou as redes 13 vezes em 2025 — sendo 11 na Supercopa Capital.

Os garçons da temporada foram o atacante Riquelme e o lateral Pascini, com nove assistências. Logo atrás ficaram o atacante Mosquito e o meia Gutte, com oito passes para gol, cada.

Na Seleção, a categoria também se destacou, com oito atletas convocados. O goleiro Kaio Assis e o zagueiro Vitão estavam na equipe campeã do Sul-Americano no ínicio do ano. Vitão, inclusive, foi convocado também para disputar a Copa do Mundo Sub-17, chegando à semifinal da competição.

Já os laterais Alexsander e Samuel Rodrigues, o meia Gomide, os atacantes Gabriel Veneno e Riquelme e o zagueiro Vieira foram chamados para treinos e amistosos do Brasil.

SUB-15

A categoria Sub-15 também passou por modificações importantes em 2025. O ano começou com o técnico Jonathan Silva, que conduziu o time até a semifinal da Alcans South America Cup. Ao longo da temporada, o auxiliar técnico Lucas Trae assumiu a equipe de forma interina e comandou a campanha até as quartas-de-final da Copa 2 de Julho – quando o time atleticano acabou eliminado nos minutos finais do confronto contra a Seleção Brasileira.

Trae também comandou a campanha que levou o time ao vice-campeonato da Copa Brasileirinho.

Em julho, o técnico Rômulo Rodriguez assumiu o comando do Galinho e levou o time ao vice-campeonato estadual.

O atacante Gabriel Balisa foi o destaque ofensivo da categoria, com 24 gols marcados na temporada — dez no Estadual, sete na Copa 2 de Julho, seis na Copa Brasileirinho e um na Copa da Amizade.

O atacante Enzo Pet foi o vice-artilheiro do ano, com 14 gols. Em seguida vem o também atacante Bernardo Yasbeck, com 11 gols marcados.

Em assistências, o líder foi o lateral-esquerdo Enzo Estevão, com cinco passes para gol. Logo atrás aparecem o atacante Netto e o meia Barros, com quatro assistências cada.

Na Seleção, a categoria Sub-15 teve três representantes: o goleiro Caleb, o lateral-esquerdo Enzo Estevão e o atacante Gabriel Balisa.

SUB-14

Sob o comando do técnico Lucas Colturato, que chegou no início do ano, a equipe Sub-14 brilhou com uma temporada dominante, levantando os troféus da Copa União IMEF, da BH Cup — de forma invicta — e do Campeonato Mineiro. Além dos títulos, os Crias fizeram boas campanhas na Brasil Soccer Cup (quartas-de-final), na Copa Brasileirinho (semifinal) e na Copa Voltaço (oitavas-de-final).

Imagem do artigo:Balanço das Categorias de Base em 2025

Foto: Fabio Pinel / Atlético

O atacante Moisés Caetano foi o grande artilheiro da categoria, com 23 gols marcados. Logo atrás vieram o meia Pedro Parente, com 17 gols, e o atacante Kaio Ferreira.

Pedro Parente também foi o líder em assistências do Sub-14 com 10 passes pra gol. O atacante Moisés Caetano e o lateral esquerdo Luiz Phelipe ficaram empatados com nove.

ESTRUTURA

O departamento de base do GALO implementou mudanças estruturais significativas em 2025, visando aprimorar a formação de atletas e reforçar a identidade do Clube.

As melhorias incluíram reformas no centro de treinamentos e uma completa modificação na identidade visual dos espaços internos da Cidade do Galo. O objetivo foi criar um ambiente que remeta aos valores e à tradição atleticana na formação de jogadores, incentivando os jovens talentos. Frases motivacionais, imagens de grandes ídolos formados no Clube e conquistas das categorias foram espalhadas no refeitório.

Imagem do artigo:Balanço das Categorias de Base em 2025

Foto: Arthur Henrique / Atlético

O Clube também oficializou uma parceria histórica e fundamental com o Colégio M2, que irá ofertar cerca de 120 bolsas de estudo. A iniciativa reforça o compromisso do Atlético com a formação integral de seus jovens, unindo o desenvolvimento esportivo à educação e preparando-os para o futuro, dentro e fora de campo.

Siga o GALO nas redes sociais: @atletico e @galonabase

  • Youtube
  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok
  • Blue Sky
  • Flickr
  • Threads
Saiba mais sobre o veículo