Bap detona ‘Galácticos’ do Real Madrid e revela maior sonho no Flamengo | OneFootball

Bap detona ‘Galácticos’ do Real Madrid e revela maior sonho no Flamengo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·13 de fevereiro de 2026

Bap detona ‘Galácticos’ do Real Madrid e revela maior sonho no Flamengo

Imagem do artigo:Bap detona ‘Galácticos’ do Real Madrid e revela maior sonho no Flamengo

Presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista disse que o Real dos Galácticos foi marketing


No início do século, o Real Madrid (ESP) montou uma verdadeira seleção, com Ronaldo Fenômeno, Zidane, Beckham, Figo, Raúl, Roberto Carlos e mais. Por ter tantas estrelas, o time ficou conhecido como ‘Galácticos’. Porém, o presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, tratou aquela equipe como jogada de marketing, mas contou que se espelha no clube espanhol.

Sempre sonhei grande. Sempre quis que o Flamengo fosse o “Real Madrid da América”. Observo o que faz o Real Madrid, o City, o Atlético de Madrid, o Bayern de Munique, o PSG. Procuro entender quais foram os acertos, trabalhar adequadamente o que posso ajustar à realidade do Brasil e identificar os erros para não repeti-los —, disse Bap, em entrevista ao diário ‘AS’, da Espanha.


Vídeos OneFootball


Por exemplo, a era dos “Galácticos” de Florentino Pérez no Real Madrid foi sensacional do ponto de vista do marketing, mas do ponto de vista esportivo não foi. O PSG teve um ataque dos sonhos e resultados de pesadelo: não ganhou absolutamente nada e gastou uma fortuna com Messi, Neymar e Mbappé. Muitas vezes, contratar os melhores jogadores, conceitualmente, não significa que você terá um grande time ou que terá um desempenho esportivo de alto nível —, acrescentou.

FLAMENGO EUROPEU?

Bap contou que gere o Flamengo com uma ‘mentalidade europeia’. O presidente rubro-negro imagina cenários e possibilidades antes de tomar alguma decisão no Mais Querido. A meta do dirigente é que o Mengão vire uma referência mundial.

Eu observo o Flamengo me baseando nos melhores exemplos que existem na Europa. Penso muito grande. Encaro o Flamengo como se fosse um clube europeu no Brasil. Em todas as decisões que tomo, penso: “Se o Flamengo estivesse na Europa, qual decisão eu tomaria?” Depois, ajusto essa decisão à realidade do Brasil, mas sem que isso condicione minha escolha —, pontuou.

É uma forma diferente de enxergar o negócio. Tem dado resultado. E os resultados estão aí. Mas hoje, se eu tivesse que citar um clube no mundo que sigo como referência, se pudesse escolher apenas um, seria o Real Madrid —, encerrou Bap.

O QUE GANHOU O REAL MADRID GALÁCTICO?

Mesmo com tantas estrelas, o Real Madrid ficou devendo, apesar de levar Champions League (2001/02), Mundial/Intercontinental (2002), Supercopa da Uefa (2002) e La Liga (2002/03). No entanto, os planos do clube eram ganhar muito mais. Para título de comparação, só o ex-Flamengo Vini Jr ganhou o principal torneio da Europa duas vezes.

Saiba mais sobre o veículo