Zerozero
·07 de fevereiro de 2026
Barcelona abandona a Superliga Europeia

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·07 de fevereiro de 2026

O Barcelona informou, este sábado, que abandonou o projeto da Superliga Europeia, sem acrescentar quaisquer esclarecimentos ou justificações adicionais.
«O FC Barcelona anuncia que hoje notificou formalmente a Empresa da Superliga Europeia e os clubes envolvidos da sua retirada do projeto da Superliga Europeia», pode ler-se no comunicado oficial.
A nota confirma uma informação já avançada pela rádio catalã RAC1, no final de 2025, altura em que foi divulgado que o emblema blaugrana pretendia abandonar a Empresa, depois de a Juventus ter tomado a mesma decisão em 2024. Assim, a Empresa da Superliga Europeia passa a contar apenas com o Real Madrid como membro.
Vale ressalvar que a entidade, criada com o objetivo de lançar uma competição alternativa à UEFA e à Liga dos Campeões, nasceu com seis representantes: Florentino Pérez (presidente do Real Madrid), Joan Laporta (presidente do Barcelona), Andrea Agnelli (presidente da Juventus), Joel Glazer (co-proprietário do Manchester United), John W. Henry (proprietário do Liverpool) e Stan Kroenke (proprietário do Arsenal).
Recorde-se ainda que os três clubes ingleses acabaram por abandonar o projeto numa fase inicial.









































