AVANTE MEU TRICOLOR
·24 de dezembro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·24 de dezembro de 2024
Lateral durante final da Copa de 2022, em que saiu vencedor (Catherine Ivill/Getty Images)
RAFAEL EMILIANO@rafaelemilianoo
O São Paulo se mexeu na segunda-feira (23) para tentar encaminhar a contratação do lateral-direito Gonzalo Montiel, argentino de 27 anos campeão do mundo em 2022 e que parece estar fora dos planos do Sevilla, da Espanha.
E o Brasil parece ser o destino perfeito. Além do país ser capaz de pagar um patamar financeiro melhor que o da Argentina, Montiel estaria próximo da Argentina, onde responde acusação de estupro por parte de uma ex-namorada. Ou seja, estaria próximo para se apresentar à Justiça para prestar esclarecimentos do processo.
Fora isso, a reportagem apurou que o técnico Luis Zubeldía ligou para Montiel. Tal como fez com Wendell e Oscar, afirmou que o conterrâneo chegaria como titular absoluto e peça fundamental do esquema.
Animou de vez o lateral, que avisou seus estafe da vontade de jogar no São Paulo.
Falta o óbvio: o clube do Morumbi se acertar com o Sevilla...
O São Paulo encaminhou uma proposta oficial nos mesmos moldes da feita pelo Nottingham Forest, da Inglaterra, que teve Montiel por empréstimo na última temporada europeia.
Ou seja, o Tricolor pagaria uma quantia pelo empréstimo do lateral por um ano, com a compra em definitivo firmada para 2026 por cláusulas de produtividade que possam ser atingidas por Montiel, como números de jogos, assistências e gols.
Mas a ousadia não para aí. O Tricolor ainda sugere que o Sevilla arque com parte dos salários do lateral, que atualmente estão acima do teto estabelecido.
Montiel tem contrato até junho de 2026 e a avaliação interna no Morumbi é que a melhor forma de negócio seria um empréstimo. E o clube tentará conversar com os espanhóis para convencê-los que atuar no futebol brasileiro seria uma excelente vitrine para se conseguir um negócio posterior.
A postura do Sevilla é sóbria: por mais desinteressante que possa parecer o negócio, é o que eles têm em mãos para se livrar de Montiel, já que o jogador não vive boa fase com a torcida e vê a imprensa relembrar constantemente o caso polêmico em que se meteu.
O problema para o Tricolor vem do México. O Monterrey é um dos clubes do país que sinalizou interesse no jogador e promete enviar uma proposta de compra em definitivo, que ainda não chegou, mas que faz com que o Sevilla 'enrole' os são-paulinos na resposta definitiva da negociação.
Em má fase na equipe europeia, o jogador busca respirar novos ares visando se manter em evidência para continuar a ser convocado para a seleção do país vizinho. Por isso, o Sevilla autorizou seus representantes a irem ao mercado atrás de interessados.
O objetivo é conseguir um negócio em definitivo. O valor de mercado de Montiel beira os 4,5 milhões de euros (cerca de R$ 28,7 milhões).
Por mais que a negociação se demonstre deveras complexa, o São Paulo acredita que a oportunidade de negócio é única e por isso não recusou a oferta de imediato.
Montiel foi revelado pelo River Plate e vendido ao Sevilla em 2021 por 11 milhões de euros (cerca de R$ 70,2 milhões). Na Espanha, o lateral foi do céu ao inferno, experimentando a idolatria , mas depois caindo em desgraça e virando reserva, chegando a ser emprestado ao Notthingham Forest, da Inglaterra, na última temporada. Nesta época europeia foram apenas oito jogos, com um gol marcado.
O lateral ficou marcado por ter cobrado o pênalti decisivo que deu o título da Copa do Mundo aos hermanos, contra a França em 2022. Em maio de 2023, Montiel novamente cobrou um pênalti decisivo em final, desta vez na conquista da Liga Europa pelo Sevilla contra a Roma.